Fundo IA - Instituto de Artes

Área de identificação

Código de referência

BR SPSIARQ IA

Título

Instituto de Artes

Data(s)

  • 1970- (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

49 caixas e 2673 processos, sendo que 76 são processos históricos, compreendidos entre os anos de 1970 e 1994, 16 caixas de documentos textuais; 672 itens iconográficos, 12 itens de documentos audiovisuais;

Área de contextualização

Nome do produtor

História administrativa

Inicialmente previsto nos Estatutos da Unicamp, baixados pelo Decreto Estadual 52.255/1969, o Instituto de Artes (IA) teve início em 1970 como Escola de Música, transformada em 1971 em Departamento de Música. O início da unidade foi com atividades musicais, como o Coral Unicamp e o oferecimento de um curso de extensão na área. Posteriormente, de acordo com a Portaria GR-102/1971, foi criada uma comissão para implantar definitivamente o Departamento de Música, núcleo do futuro Instituto de Artes. Em 1979, o IA foi finalmente oficializado como unidade de ensino e pesquisa e sua estrutura administrativa foi definida pela Portaria GR-046/1986. Na ocasião, foi definida a estrutura administrativa do IA, com a institucionalização dos Departamentos de Artes Corporais, Música, Artes Plásticas, Artes Cênicas e Multimeios (atualmente denominado “Multimeios, Mídia e Comunicação”). Atividades como festivais, seminários, oficinas e eventos realizados por grupos de pesquisa e alunos projetaram o instituto para além do campus e de Campinas.

História do arquivo

As primeira remessa foi recolhida pelo Arquivo Central em 1987.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Contém processos administrativos, como a criação do Departamento de Artes Corporais, de certificação, relatórios de cursos de pós-graduação, de prensagem de discos, de planejamento estratégico, de aquisição de material de consumo e permanente, de seguro de equipamentos, de promoção de cursos de extensão e gravações de atas de pautas da congregação, fotografias de formatura, entre outros.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

livre

Condiçoes de reprodução

Uso e reprodução dos documentos selecionados permitido, observando o regulamento do Arquivo Central/SIARQ e mediante autorização expressa.

Idioma do material

  • português

Script do material

    Notas ao idioma e script

    Características físicas e requisitos técnicos

    Instrumentos de descrição

    Área de materiais associados

    Existência e localização de originais

    Existência e localização de cópias

    Unidades de descrição relacionadas

    Descrições relacionadas

    Área de notas

    Identificador(es) alternativos

    Pontos de acesso

    Pontos de acesso de assunto

    Pontos de acesso local

    Ponto de acesso nome

    Pontos de acesso de gênero

    Área de controle da descrição

    Identificador da descrição

    Identificador da entidade custodiadora

    Regras ou convenções utilizadas

    Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição,Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.RIBEIRO, Antonia Motta de Castro Memória. AACR2: Anglo-American Cataloguing Rules, 2nd edition: descrição e pontos de acesso. Brasília: CDIT, 1995.

    Estado atual

    Nível de detalhamento

    Completo

    Datas de criação, revisão, eliminação

    20/09/2002

    Idioma(s)

      Sistema(s) de escrita(s)

        Fontes

        Nota do arquivista

        Os documentos foram organizados sob a coordenação de Márcia Aparecida Marques Silveira.

        Área de ingresso