Contato principal
Rua Sérgio Buarque de Holanda, 800 - Cidade Universitária
Campinas, São Paulo
BR 13083-859
Centro de Memoria-UNICAMP
O Centro de Memória - Unicamp (CMU), órgão que integra a Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen), vinculado à Reitoria da Universidade Estadual de Campinas, é responsável pela captação, organização, preservação, disponibilização e difusão de acervos documentais, especialmente relacionados à cidade de Campinas (SP), assim como à produção de pesquisas e publicação de livros e periódicos de caráter interdisciplinar, com ênfase na articulação entre memória e história. Desde sua fundação, em 1985, a partir dos esforços do Prof. Dr. José Roberto do Amaral Lapa (1929-2000), historiador e docente do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/Unicamp), o Centro de Memória vem reunindo e organizando um significativo acervo. Além de fomentar a produção de conhecimento através da disponibilização dos conjuntos documentais que abriga para pesquisa e consulta pública, o Centro de Memória também desenvolve diversas ações de extensão e de difusão do seu acervo, seja por meio da realização de pesquisas e da publicação de livros e periódicos, ou através da realização de oficinas, cursos e eventos de natureza cultural e acadêmica.
O Centro de Memória-Unicamp possui Política de Acervo institucional que regulamenta tanto o recebimento de novos conjuntos, como para a gestão do acervo.
O CMU abriga inúmeros conjuntos de documentos organizados em conjuntos pessoais e institucionais tanto públicos quanto privados, que abrangem um período histórico que vai do final do século XVIII. Seu acervo é dos mais variados gêneros (audiovisual, iconográfico, sonoro, textual e tridimensional), além de possuir uma Biblioteca especializada em Campinas, responsável pela gestão de livros e obras raras, e de um grande volume de periódicos, jornais e folhetos antigos. Com este acervo documental de expressivo potencial para pesquisa e produção de conhecimento nas mais diferentes áreas do conhecimento, o CMU possibilita investigar, a partir de numerosos aspectos, as transformações ocorridas na região de Campinas desde os ciclos da cana-de-açúcar e do café até a industrialização, constituindo uma matriz de informações para estudos e pesquisas multidisciplinares que envolvem aspectos econômicos, sociais, culturais, urbanos e políticos
Segunda a sexta, das 9h às 17h.
O prédio possui acessibilidade para acesso de pessoas com necessidades especiais.
Consulte as normas de reprodução do CMU presentes neste portal ou no site www.cmu.unicamp.br. O Centro disponibiliza um serviço de reproduções especiais, com tabela de emolumentos própria.