Área de identidad
Identificador
Forma autorizada del nombre
Forma(s) paralela(s) de nombre
Otra(s) forma(s) de nombre
Tipo
- Universidad
- Estado
Área de contacto
Tipo
Dirección
Dirección (calle)
Localidad
Región
Nombre del país
Código postal
Teléfono
Fax
Correo electrónico
URL
Notas
Área de descripción
Historia
O Centro de Memória - Unicamp (CMU), órgão que integra a Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen), vinculado à Reitoria da Universidade Estadual de Campinas, é responsável pela captação, organização, preservação, disponibilização e difusão de acervos documentais, especialmente relacionados à cidade de Campinas (SP), assim como à produção de pesquisas e publicação de livros e periódicos de caráter interdisciplinar, com ênfase na articulação entre memória e história. Desde sua fundação, em 1985, a partir dos esforços do Prof. Dr. José Roberto do Amaral Lapa (1929-2000), historiador e docente do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/Unicamp), o Centro de Memória vem reunindo e organizando um significativo acervo. Além de fomentar a produção de conhecimento através da disponibilização dos conjuntos documentais que abriga para pesquisa e consulta pública, o Centro de Memória também desenvolve diversas ações de extensão e de difusão do seu acervo, seja por meio da realização de pesquisas e da publicação de livros e periódicos, ou através da realização de oficinas, cursos e eventos de natureza cultural e acadêmica.
Contexto geográfico y cultural
Mandatos/Fuentes de autoridad
Estructura administrativa
Administración de registros y políticas de recolección
O Centro de Memória-Unicamp possui Política de Acervo institucional que regulamenta tanto o recebimento de novos conjuntos, como para a gestão do acervo.
Edificios
Fondos
O CMU abriga inúmeros conjuntos de documentos organizados em conjuntos pessoais e institucionais tanto públicos quanto privados, que abrangem um período histórico que vai do final do século XVIII. Seu acervo é dos mais variados gêneros (audiovisual, iconográfico, sonoro, textual e tridimensional), além de possuir uma Biblioteca especializada em Campinas, responsável pela gestão de livros e obras raras, e de um grande volume de periódicos, jornais e folhetos antigos. Com este acervo documental de expressivo potencial para pesquisa e produção de conhecimento nas mais diferentes áreas do conhecimento, o CMU possibilita investigar, a partir de numerosos aspectos, as transformações ocorridas na região de Campinas desde os ciclos da cana-de-açúcar e do café até a industrialização, constituindo uma matriz de informações para estudos e pesquisas multidisciplinares que envolvem aspectos econômicos, sociais, culturais, urbanos e políticos
Instrumentos de descripción, guías y publicaciones
Área de acceso
Horario de apertura
Segunda a sexta, das 9h às 17h.
Condiciones de acceso y requisitos
Accesibilidad
O prédio possui acessibilidade para acesso de pessoas com necessidades especiais.
Área de servicios
Servicios para la investigación
Servicios de reproducción
Consulte as normas de reprodução do CMU presentes neste portal ou no site www.cmu.unicamp.br. O Centro disponibiliza um serviço de reproduções especiais, com tabela de emolumentos própria.