Artigos sobre Laura Brandão publicados em jornais.
Cidades diversas
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Para atualizar dados do censo demográfico do IBGE, o IBOPE realiza a cada dois anos, para seu próprio consumo, um levantamento socioeconômico nacional. Esses dados são utilizados para mensurar o potencial econômico das famílias residentes nos grandes centros urbanos do país e determinar as amostras das pesquisas numa estrutura de classes analítica e sensível à realidade do momento e aos diferentes comportamentos de consumo de bens, serviços e mídia. Neles especificam-se a composição da população por diferentes zonas residenciais, sexo, níveis de instrução, faixas etárias e outras variáveis.
Algumas dessas pesquisas, de acordo com a região analisada, podem indicar assistentes de emissoras específicas. Os estudos de 1961 a 1975 (LSE 001-008), em geral, possuem informações mais resumidas e num mesmo volume apresentam pesquisas de diversos locais e até pesquisas ad hoc para determinar empreendimentos comerciais; à partir do LSE 009 cada volume corresponde a uma única cidade ou região.
Relatórios de pesquisas ad hoc (encomendadas de acordo com as necessidades dos clientes), dos mais variados tipos relacionados ao tema rádio: audiência em geral, hábitos e preferência de audiência e programação, audiência de programas específicos (noticiários, novelas etc). As pesquisas correspondem aos anos de: 1944; 1946-1949; 1952-1960; 1964-1965; 1968-1970; 1971-1973; 1978-1985; 1987-1989; 1993; 1996; 1998-1999
PE 001-002 (MR/253); 004 (MR/254); 006-008 (MR/255-256); 011 (MR/257); 013 (MR/258); 015 (MR/259); 018-021 (MR/260); 023 (MR/265); 027 (MR/267); 029 (MR/268); 031 (MR/269); 041 (MR/272); 059 (MR/276); 062 (MR/277); 081 (MR/283); 093 (MR/288); 116 (MR/296); 127 (MR/299); 136 (MR/302); 142 (MR/304); 159 (MR/324); 168-172
Relatórios de pesquisas realizadas junto a eleitores que visam, na sua grande maioria, determinar tendências para eleições municipais, estaduais, federais e presidenciais, popularidade de candidatos e análise de governo, inclusive estrangeiros. Há também pesquisas que envolvem fatos e assuntos políticos como preferência por sistema de governo (presidencialismo X parlamentarismo), reformas (de base e agrária) e relações internacionais. As pesquisas são realizadas por solicitação dos políticos interessados, órgãos de imprensa, e associações diversas como SESI e a Associação Nacional do Comércio.
Localização física: PE 002 (MR/253); 006-011 (MR/255-257); 013 (MR/258); 016-017 (MR/259-260); 019 (MR/261); 022 (MR/264); 025 (MR/266); 030 (MR/269); 032-034 (MR/270); 036-039 (MR/271-272); 042-058 (MR/273-276); 060-066 (MR/278); 071 (MR/280); 075 (MR/281); 080 (MR/283); 082-088 (MR/284-286); 094 (MR/288); 113-115 (MR/294-295); 121 (MR/297); 125 (MR/298); 135 (MR/301); 142 (MR/304)
Relatórios de pesquisas ad hoc (encomendadas de acordo com as necessidades dos clientes), que visam determinar hábitos de consumo e preferências no mercado produtos de tecidos e produtos de armarinho (zíperes, barbantes, lãs).
Relatórios de pesquisas ad hoc (encomendadas de acordo com as necessidades dos clientes), por solicitação de Indústrias Brasileiras Reunidas Philips S/A , que visam determinar hábitos e preferências do mercado de lâmpadas.
Relatórios de pesquisas ad hoc (encomendadas de acordo com as necessidades dos clientes), que visam determinar hábitos e preferências do mercado de produtos eletrônicos e eletrodomésticos e determinar conceituação de marcas.
Relatórios de pesquisas ad hoc (encomendadas de acordo com as necessidades dos clientes), que visam determinar hábitos e preferências de consumidores por estabelecimentos comerciais diversos (lojas, supermercados, etc.)
Relatórios de pesquisas sobre a imagem, popularidade, preferências e conceituação de empresas e estabelecimentos comerciais variados. As pesquisas correspondem aos anos de: 1944-1946; 1949; 1953-1956; 1962; 1965; 1967-1968; 1970; 1973; 1981-1990, [s.d.].PE 001 (MR/253), 003-004 (MR/254), 008 (256), 012 (MR/258), 014 (MR/259), 018-020 (MR/260-262), 040 (MR/272), 062 (MR/277), 073 (MR/281), 080 (MR/283), 110 (MR/293), 131 (MR/300), 144-152 (MR/305-317), 155-157 (MR/320-322), 160-162 (MR/325-327), 164 (MR/329), 166.
Relatórios de pesquisas que visam levantar opiniões junto à população sobre atuações de prefeitos, governadores e presidente da república e também imagem de governadores, realizadas em Porto Alegre e Rio Grande do Norte.