Fundo FIT - Festival Internacional de Teatro

Área de identificação

Código de referência

BR SPSIARQ FIT

Título

Festival Internacional de Teatro

Data(s)

  • 1989-1998 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

38 caixas de documentos textuais, 04 itens sonoros, 136 itens audiovisuais, 04 itens tridimensionais, 1.008 itens iconográficos (fotografias) e 242 itens iconográficos (cartazes)

Área de contextualização

Nome do produtor

(1970)

História administrativa

Inicialmente previsto nos Estatutos da Unicamp, baixados pelo Decreto Estadual 52.255/1969, o Instituto de Artes (IA) teve início em 1970 como Escola de Música, transformada em 1971 em Departamento de Música. O início da unidade foi com atividades musicais, como o Coral Unicamp e o oferecimento de um curso de extensão na área. Posteriormente, de acordo com a Portaria GR-102/1971, foi criada uma comissão para implantar definitivamente o Departamento de Música, núcleo do futuro Instituto de Artes. Em 1979, o IA foi finalmente oficializado como unidade de ensino e pesquisa e sua estrutura administrativa foi definida pela Portaria GR-046/1986. Na ocasião, foi definida a estrutura administrativa do IA, com a institucionalização dos Departamentos de Artes Corporais, Música, Artes Plásticas, Artes Cênicas e Multimeios (atualmente denominado “Multimeios, Mídia e Comunicação”). Atividades como festivais, seminários, oficinas e eventos realizados por grupos de pesquisa e alunos projetaram o instituto para além do campus e de Campinas.

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

O primeiro lote de documentação foi transferido de Escritório de Ação Cultural (EAC) da Unicamp ao Arquivo Central de Siarq em 04/08/1998 em decorrência de sua extinção. Encontra-se listado em Relação de Remessa e constitui a maior parte do fundo documental. A origem da transferência deve-se ao fato de que, após o término do evento, a documentação acompanhou o senhor Marcos Kaloy, que foi exercer a função de coordenador daquele órgão (criado em 13/07/1994 através da Portaria GR-82). Note-se que a documentação do fundo atinge o ano de 1998 e que seu último evento ocorreu em 1995. É que os contatos com grupos e instituições congêneres continuaram. Em 19/08/1998, originário de Museu de Imagem e de Som de Campinas, chegaram ao AC/Siarq 26 fotografias, conforme termo de devolução emitido por aquela instituição. Após a classificação e parte de arranjo dos documentos de fundo estarem concretizados, os contatos com o senhor Adilson Siqueira revelaram a existência de gravações em fitas de vídeo, recebidas pelos organizadores, no Arquivo de Departamento de Artes Cênicas de Instituto de Artes da Unicamp. A transferência desse material (111 fitas) aconteceu em 06 de abril de 2001.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Contém relatórios de atividades elaborados pelos organizadores do FIT, relatórios de participação em festivais, relatórios de avaliação final das edições, correspondências trocadas entre entidades congêneres, cartazes das apresentações, gravações

Avaliação, seleção e eliminação

Eliminaram-se os artigos de jornais versando sobre “cultura geral”, que não tinham relação com o FIT e/ou seus eventos; Conservamos apenas 03 cópias de cada documento, com exceção dos documentos de divulgação de FIT e de seus espetáculos (cartazes, folhetos, etc.) que achamos por bem manter, quando possível, 10 exemplares. Aplicou-se a Tabela de Temporalidade Geral adotada pelo Sistema de Arquivos da Unicamp.

Incorporações

Sistema de arranjo

I FIT - 05 a 15 de abril de 1990; II FIT - 20 a 31 de março de 1991; III FIT - 16 a 23 de setembro de 1992. O IV FIT foi por duas vezes programado e cancelado (1993 e1994), A Circulação de Produto Cultural no Mercosul (CPCM), Coordenação

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

    Script do material

      Notas ao idioma e script

      Características físicas e requisitos técnicos

      Instrumentos de descrição

      Área de materiais associados

      Existência e localização de originais

      Existência e localização de cópias

      Unidades de descrição relacionadas

      Inventário do fundo; catálogo descritivo dos dossiês de grupos/artistas.

      Descrições relacionadas

      Área de notas

      Identificador(es) alternativos

      Pontos de acesso

      Pontos de acesso de assunto

      Pontos de acesso local

      Ponto de acesso nome

      Pontos de acesso de gênero

      Área de controle da descrição

      Identificador da descrição

      Identificador da entidade custodiadora

      Regras ou convenções utilizadas

      Estado atual

      Nível de detalhamento

      Datas de criação, revisão, eliminação

      Idioma(s)

        Sistema(s) de escrita(s)

          Fontes

          Processo no 3063/1990 Interessado: Instituto de Artes Data: 16/04/90 Assunto: pagamento a estrangeiros participantes de Festival Internacional de Teatro Processo no 3061/1990 Interessado: Instituo de Artes Data: 16/04/90 Assunto: Convênio entre o IA/Funcamp e a Fundação Memorial da América Latina, para a realização de Festival Internacional de Teatro de Campinas Processo no 01400.001.701/92-90 Interessado: Instituto de Artes Assunto: Projeto Terceiro Festival Internacional de Teatro Proponente: Funcamp Processo no 5929/91 Interessado: Instituto de Artes Assunto: III Festival Internacional de Teatro de Campinas Processo no 11159/94 Interessado: Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários/Reitoria Assunto: Realização de IV Festival Internacional de Teatro Processo no 8063/87 - 23o volume Cooperação Técnica-Cultural-Social e Assist. Adm. Depoimento de Marcos Kaloy e Adilson Siqueira, colhido pelas organizadoras de fundo documental no dia 11 de maio de 2001 Gravações originais de espetáculos das várias edições do FIT no Arquivo de Centro de Comunicação da Unicamp, cuja catalogação encontra-se acessível no site: http://srvcco.cco.unicamp.br/consulta.htm

          Nota do arquivista

          O fundo documental foi organizado por Vânia Regina Personeni de Miranda e Eva Cristina Leite da Silva, que também elaboram as descrições. Considerando a orientação de Conselho Internacional de Arquivos, procuramos elaborar o trabalho seguindo a Norma Internacional de descrição Arquivística ISAD(G). Trata-se, entretanto, de uma primeira experiência, e de tal maneira deve ser encarada e analisada. O catálogo foi organizado por Vânia Regina Personeni de Miranda. Colaboraram os bolsistas fornecidos pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Unicamp: Moab Luiz da Costa, Rafael Blangis Ramos, Rogério Santos Matuck, Márcio Domingues, Cassiane Jaroszewsky e Cecília Fernanda Saraiva de Oliveira.

          Área de ingresso