Zone d'identification
Cote
Titre
Date(s)
- 1989-1998 (Production)
Niveau de description
Étendue matérielle et support
38 caixas de documentos textuais, 04 itens sonoros, 136 itens audiovisuais, 04 itens tridimensionais, 1.008 itens iconográficos (fotografias) e 242 itens iconográficos (cartazes)
Zone du contexte
Nom du producteur
Histoire administrative
Inicialmente previsto nos Estatutos da Unicamp, baixados pelo Decreto Estadual 52.255/1969, o Instituto de Artes (IA) teve início em 1970 como Escola de Música, transformada em 1971 em Departamento de Música. O início da unidade foi com atividades musicais, como o Coral Unicamp e o oferecimento de um curso de extensão na área. Posteriormente, de acordo com a Portaria GR-102/1971, foi criada uma comissão para implantar definitivamente o Departamento de Música, núcleo do futuro Instituto de Artes. Em 1979, o IA foi finalmente oficializado como unidade de ensino e pesquisa e sua estrutura administrativa foi definida pela Portaria GR-046/1986. Na ocasião, foi definida a estrutura administrativa do IA, com a institucionalização dos Departamentos de Artes Corporais, Música, Artes Plásticas, Artes Cênicas e Multimeios (atualmente denominado “Multimeios, Mídia e Comunicação”). Atividades como festivais, seminários, oficinas e eventos realizados por grupos de pesquisa e alunos projetaram o instituto para além do campus e de Campinas.
Histoire archivistique
Source immédiate d'acquisition ou de transfert
O primeiro lote de documentação foi transferido de Escritório de Ação Cultural (EAC) da Unicamp ao Arquivo Central de Siarq em 04/08/1998 em decorrência de sua extinção. Encontra-se listado em Relação de Remessa e constitui a maior parte do fundo documental. A origem da transferência deve-se ao fato de que, após o término do evento, a documentação acompanhou o senhor Marcos Kaloy, que foi exercer a função de coordenador daquele órgão (criado em 13/07/1994 através da Portaria GR-82). Note-se que a documentação do fundo atinge o ano de 1998 e que seu último evento ocorreu em 1995. É que os contatos com grupos e instituições congêneres continuaram. Em 19/08/1998, originário de Museu de Imagem e de Som de Campinas, chegaram ao AC/Siarq 26 fotografias, conforme termo de devolução emitido por aquela instituição. Após a classificação e parte de arranjo dos documentos de fundo estarem concretizados, os contatos com o senhor Adilson Siqueira revelaram a existência de gravações em fitas de vídeo, recebidas pelos organizadores, no Arquivo de Departamento de Artes Cênicas de Instituto de Artes da Unicamp. A transferência desse material (111 fitas) aconteceu em 06 de abril de 2001.
Zone du contenu et de la structure
Portée et contenu
Contém relatórios de atividades elaborados pelos organizadores do FIT, relatórios de participação em festivais, relatórios de avaliação final das edições, correspondências trocadas entre entidades congêneres, cartazes das apresentações, gravações
Appraisal, destruction and scheduling
Eliminaram-se os artigos de jornais versando sobre “cultura geral”, que não tinham relação com o FIT e/ou seus eventos; Conservamos apenas 03 cópias de cada documento, com exceção dos documentos de divulgação de FIT e de seus espetáculos (cartazes, folhetos, etc.) que achamos por bem manter, quando possível, 10 exemplares. Aplicou-se a Tabela de Temporalidade Geral adotada pelo Sistema de Arquivos da Unicamp.
Accruals
System of arrangement
I FIT - 05 a 15 de abril de 1990; II FIT - 20 a 31 de março de 1991; III FIT - 16 a 23 de setembro de 1992. O IV FIT foi por duas vezes programado e cancelado (1993 e1994), A Circulação de Produto Cultural no Mercosul (CPCM), Coordenação
Zone des conditions d'accès et d'utilisation
Conditions d’accès
Conditions governing reproduction
Language of material
Script of material
Language and script notes
Caractéristiques matérielle et contraintes techniques
Finding aids
Zone des sources complémentaires
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Inventário do fundo; catálogo descritivo dos dossiês de grupos/artistas.
Zone des notes
Identifiant(s) alternatif(s)
Mots-clés
Mots-clés - Sujets
Mots-clés - Lieux
Mots-clés - Noms
Mots-clés - Genre
Zone du contrôle de la description
Identifiant de la description
Identifiant du service d'archives
Rules and/or conventions used
Statut
Niveau de détail
Dates of creation revision deletion
Langue(s)
Écriture(s)
Sources
Processo no 3063/1990 Interessado: Instituto de Artes Data: 16/04/90 Assunto: pagamento a estrangeiros participantes de Festival Internacional de Teatro Processo no 3061/1990 Interessado: Instituo de Artes Data: 16/04/90 Assunto: Convênio entre o IA/Funcamp e a Fundação Memorial da América Latina, para a realização de Festival Internacional de Teatro de Campinas Processo no 01400.001.701/92-90 Interessado: Instituto de Artes Assunto: Projeto Terceiro Festival Internacional de Teatro Proponente: Funcamp Processo no 5929/91 Interessado: Instituto de Artes Assunto: III Festival Internacional de Teatro de Campinas Processo no 11159/94 Interessado: Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários/Reitoria Assunto: Realização de IV Festival Internacional de Teatro Processo no 8063/87 - 23o volume Cooperação Técnica-Cultural-Social e Assist. Adm. Depoimento de Marcos Kaloy e Adilson Siqueira, colhido pelas organizadoras de fundo documental no dia 11 de maio de 2001 Gravações originais de espetáculos das várias edições do FIT no Arquivo de Centro de Comunicação da Unicamp, cuja catalogação encontra-se acessível no site: http://srvcco.cco.unicamp.br/consulta.htm
Archivist's note
O fundo documental foi organizado por Vânia Regina Personeni de Miranda e Eva Cristina Leite da Silva, que também elaboram as descrições. Considerando a orientação de Conselho Internacional de Arquivos, procuramos elaborar o trabalho seguindo a Norma Internacional de descrição Arquivística ISAD(G). Trata-se, entretanto, de uma primeira experiência, e de tal maneira deve ser encarada e analisada. O catálogo foi organizado por Vânia Regina Personeni de Miranda. Colaboraram os bolsistas fornecidos pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Unicamp: Moab Luiz da Costa, Rafael Blangis Ramos, Rogério Santos Matuck, Márcio Domingues, Cassiane Jaroszewsky e Cecília Fernanda Saraiva de Oliveira.