Série RD - RD - Relatórios de Rádio

Nível de descrição

Série

Dimensão e suporte

175 volumes com pesquisas encadernadas mais 4 pastas com pesquisas soltas, contendo 2.658 pesquisas encadernadas (8 metros lineares de documentos), reproduzidas em 55 rolos de microfilmes (56.508 fotogramas).

Área de contextualização

Nome do produtor

Biografia

A série concentra relatórios de pesquisas de audiência de rádio realizadas através dos métodos flagrante e retrospectivo domiciliar e, ao longo do período abrangido pelos relatórios o primeiro método passa a predominar. A estratificação e a apresentação dos dados são bastante variadas. As primeiras pesquisas apresentam apenas índices percentuais de audiência por emissora e o número de aparelhos desligados. Ao longo do tempo elas vão sendo sofisticadas e a esses índices acrescentam-se indicadores de índice de audiência efetiva, de cobertura geral e por emissora, audiência por intervalos de tempo variados e a qualificação da audiência. Vários desses relatórios trazem uma introdução explicativa que, entre outras coisas, elucida a metodologia adotada e as modificações implementadas. Observe-se que o primeiro relatório de pesquisa elaborado pelo IBOPE integra a série e possui, além da primeira pesquisa de audiência, a primeira pesquisa sobre consumo, denominada Serviço X (grupo Opinião Pública). Alguns volumes trazem também pesquisas especiais de rádio. Ressalvamos também que os títulos dos volumes nem sempre correspondem aos títulos das pesquisas neles encadernadas e, além disso, volumes com títulos diferentes podem conter pesquisas semelhantes tanto na sua metodologia de apuração como nos seus objetivos. Observa-se que os volumes Serviço de Rádio especificam que as apurações dos índices de audiência são realizadas através de ambos os métodos: parte das entrevistas através do flagrante e parte através do retrospectivo domiciliar. Nos volumes Relatório de Rádio e Rádio as pesquisas são realizadas apenas pelo método flagrante domiciliar.

Entidade custodiadora

História do arquivo

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A série concentra relatórios de pesquisas de audiência de rádio realizadas através dos métodos flagrante e retrospectivo domiciliar; ao longo do período abrangido o primeiro método passa a predominar. A estratificação e a apresentação dos dados são bastante variadas. As primeiras pesquisas apresentam apenas índices percentuais de audiência por emissora e o número de aparelhos desligados. Ao longo do tempo elas vão sendo sofisticadas.
Observe-se que o primeiro relatório de pesquisa elaborado pelo IBOPE integra a série e possui, além da primeira pesquisa de audiência, a primeira pesquisa sobre consumo, denominada Serviço X (grupo Opinião Pública). Alguns volumes trazem também pesquisas ad hoc de rádio. Ressalvamos também que os títulos dos volumes nem sempre correspondem aos títulos das pesquisas neles encadernadas e, além disso, volumes com títulos diferentes podem conter pesquisas semelhantes tanto na sua metodologia de apuração como nos seus objetivos.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Os volumes encadernados receberam um código alfa numérico de acordo com o ano de realização das pesquisas e encontram-se dispostos em prateleiras de acordo com esse código. No interior do volumes as pesquisas, na maioria, estão ordenadas por data.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Consulta livre

Condiçoes de reprodução

Reprodução permitida para fins acadêmicos, em meio digital, através dos microfilmes.

Idioma do material

• português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Catálogo impresso via computador disponível na sala de consultas do AEL

Instrumento de pesquisa carregado

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Localização de originais: null; Localização Física: IBOPE RD 001-179, microfilmes IBOPE MR/120-MR/174 (até o ano de 1979)

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Nota

Essa série desdobra-se e tem continuidade nas séries Relatórios de Pesquisa de Audiência Domiciliar de Rádio AM (RD AM ADR) e FM (RD FM ADR), aferidas apenas através do método flagrante.
Há mais pesquisas de audiência de rádio na série Serviço X (OPP SX), dos anos de 1944 a 1947, e na série Pesquisa sobre Veículos (RD PSV).
O volume RD 043 contém pesquisas especiais de audiência de rádio e televisão e o RD 039 pesquisas especiais de hábitos de leitura de jornais e revistas e audiência de televisão.

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

30/06/2006

Nota do arquivista

cont. das regiões apuradas: Rio Grande, Rio Grande do Sul (interior), Rio Preto, Salvador, Santa Maria
Santo André, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Leopoldo, São Luís, São Paulo, São Paulo (estado), São Paulo (interior), São Vicente, Sapucaia do Sul, Sorocaba, Taguatinga, Taubaté, Teresina, Tubarão, Tupã, Uberaba, Uberlândia, Vale do Paraíba, Vila Velha, Vitória, Vitória de Antão, Volta Redonda, Votorantim.

Zona da incorporação

Pessoas e organizações relacionadas