Fundo ZR - Zilco Ribeiro

Área de identificação

Código de referência

BR SPAEL ZR

Título

Zilco Ribeiro

Data(s)

  • 1929-1962 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

3,5 metros lineares de documentação textual, 2 cartazes, 1.320 fotografias, 1.149 negativos fotográficos, 621 partituras, 3.870 recortes de jornais e 12 publicações.

Área de contextualização

Nome do produtor

(1921-1993)

Biografia

Zilco Ribeiro nasceu em Porto Alegre, onde viveu até os 18 anos. Aos 21 anos ingressou na Força Aérea Brasileira, onde conquistou a patente de Capitão Aviador e atuou como instrutor de voo até 1949. Iniciou sua carreira de produtor teatral com a Cia. Organizadora Teatral Cinematográfica Ltda., no Teatro Carlos Gomes, no Rio de Janeiro. Seu primeiro espetáculo foi “Quero Ver-Te de Perto” (1949), com Dercy Gonçalves, Oscarito, Renata Fronzi e o coreógrafo e dançarino Norbert. Terminada a temporada no Teatro Carlos Gomes, transferiu-se para Copacabana, onde passou a residir e ocupar o Teatro Follies, a partir de 1951. Logo tornou-se produtor independente e seguiram-se inúmeros espetáculos. Seus roteiros evidenciavam um grandioso elenco de vedetes cuja produção cuidava pessoalmente, com requinte nos figurinos e adereços. Foi considerado criador de um novo estilo no teatro musicado em forma de revista, aliando ao show de vedetes esquetes inspiradas nas novidades políticas da capital federal com um certo “humor elegante”. Em 1956, trabalhou em São Paulo, no Teatro Natal, na Avenida São João. Após excursionar pelo Brasil, montou em 1960 “O Samba Nasce no Coração”, espetáculo de sua criação, que reuniu a velha guarda do samba: Pixinguinha, Donga, João da Baiana, Ataulfo Alves, Ismael Silva, entre outros. Encerrou sua carreira em 1962 e viveu em Parati, Rio de Janeiro, até o seu falecimento.

Entidade custodiadora

História do arquivo

A documentação foi recolhida em 1990 pela professora Neyde Veneziano, a época docente do Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Unicamp, quando recebeu uma ordenação inicial, realizada por alunos da professora. No ano seguinte, a documentação foi transferida para o AEL. Em janeiro de 1993, Zilco Ribeiro recebeu a visita de técnicos do AEL em Parati, onde morava, quando fez a identificação da coleção fotográfica, quatro meses antes do seu falecimento. O conjunto foi parcialmente organizado com apoio Faep/Unicamp, em 1993.

Procedência

Doação de Neyde de Castro Veneziano Monteiro em 1991.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A documentação registra a trajetória de Zilco Ribeiro no teatro de revista no Rio de Janeiro e, no final de sua carreira, em São Paulo. Reúne valiosos registros fotográficos nos quais pode-se observar a cenografia, figurinos e a marcação de todo o elenco. O registro musical também é acessível através da coleção de partituras, na sua maioria manuscritas, com notações para instrumentos e vozes. Os textos das esquetes também foram preservados, além de alguns catálogos impressos dos espetáculos, títulos de revistas e coleção de recortes de jornais que versam sobre os espetáculos montados e entrevistas concedidas.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Não são esperadas novas incorporações.

Sistema de arranjo

Documentação não organizada. Cartazes, fotografias, partituras e periódicos foram catalogados individualmente.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Consulta livre.

Condiçoes de reprodução

É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Listagem das partituras.

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Acervo: Salas 1 e 4

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Consulte também no AEL outros conjuntos documentais relacionados ao teatro brasileiro: João Apolinário, Teatro Oficina e Vanda Lacerda.

Descrições relacionadas

Nota de publicação

VENEZIANO, Neyde. O teatro de revista no Brasil: dramaturgia e convenções. 2. ed. São Paulo, SP: SESI (São Paulo), 2013. 288,73, [351] p., il.

Nota de publicação

VENEZIANO, Neyde. Não adianta chorar!: identidade do teatro de revista brasileiro. 1993. 275f Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, São Paulo, SP.

Nota de publicação

BRASIL. SERVIÇO NACIONAL DE TEATRO. Depoimentos III: Aracy Côrtes, Carlos Machado, Dercy Gonçalves, Grande Otelo, Mara Rúbia, Walter Pinto, Zilco Ribeiro. Rio de Janeiro, 1977: [s.n.]. 200 p., il.

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.

Status

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

01/10/2002 (criação)
08/2021 (revisão)

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Nota do arquivista

Descrição elaborada por Vânia R. P. de Miranda, técnica da Seção de Processamento Técnico do AEL, em 1 de outubro de 2002. Revisado por Lívia Cristina Corrêa em agosto de 2021.

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados