Brasil

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Brasil

Termos equivalentes

Brasil

Termos associados

Brasil

32 Descrição arquivística resultados para Brasil

32 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

02 Pintura de uma fazenda

Fazenda com pasto, terreiro de café, casa grande e outras construções.

Doação de Stanley J. Stein

08 Cosinha na roça

Mulheres em volta de uma fogueira preparando a refeição.

Doação de Stanley J. Stein

09 Soccando café no pilão

Duas mulheres socando café no pilão e uma criança sentada no chão.

Doação de Stanley J. Stein

274 Carta ao amigo e camarada Luiz Carlos Prestes

  • BR SPAEL OB-G.01-s.02-ss.01-Ca.22, P.7
  • Item
  • novembro 1951
  • Parte deOctavio Brandão

Critica a política do P. C. no Brasil, especialmente como ele, O.B. foi recebido do exílio e tem sido tratado pela direção do Partido e demais correligionários. Critica intervenções "de cima" e suas atividades e condena a quantia e qualidade do apoio destinado à sua família.

Ação Integralista Brasileira e fascismo internacional por Helgio Trindade

  • BR SPAEL HT
  • Coleção
  • 1925-2011 (predominante 1930-1980)

A coleção é constituída por extenso material sobre o movimento integralista brasileiro e sua aproximação com os fascismos europeus (alemão e italiano). O maior volume de documentos são livros sobre integralismo, fascismo, nazismo, antifascismo, nacionalismo, comunismo, ditadura em Portugal e integralismo lusitano. Destaca-se no conjunto documental entrevistas exclusivas realizadas por Helgio Triandade com ex-dirigentes e militantes da Ação Integralista Brasileira (AIB) e jornais integralistas de diversas regiões do país.

Helgio Henrique Casses Trindade

Arquivos Diplomáticos e Estrangeiros sobre o Brasil I (Estados Unidos) e II (Grã-Bretanha)

  • BR SPAEL ADEB
  • Coleção
  • 1808-1963

Arquivos Diplomáticos e Estrangeiros sobre o Brasil I (Estados Unidos): 1799-1963. Esta documentação pertence ao “Record Group 59: General Records of Departament of State” do National Archives, Washington, D.C. A coleção abrange correspondências com os oficiais diplomáticos e consulares norte-americanos, firmas particulares e indivíduos. Há relatórios sobre política, ordem pública, assuntos militares e econômicos do Brasil. A documentação microfilmada pelo Banespa traz mensagens presidenciais do governo brasileiro ao Congresso Nacional, artigos de jornais, panfletos, informes sobre as condições de vida e comportamentos sociais, análises militares sobre as relações do Brasil e outros países, posição do governo Vargas frente aos Estados Unidos. A documentação microfilmada por meio do Projeto FAP-Livros V traz “Dispatches from US Ministers to Brazil, 1808-1906” (74 rolos de microfilme) e todas as séries até 1963 dos “Records of the Department of State relating to internal affairs of Brazil”: 1910-1929 (59 rolos), 1930-39 (48 rolos), 1940-44 (84 rolos), 1945-49, 1950-54, 1955-59 e 1960-63. O AEL possui documentação dos vários consulados norte-americanos do começo do século XIX até 1906. Os distritos consulares são: Rio Grande do Sul, Santos, Rio de Janeiro, Santa Catarina (até 1874), Pará, Pernambuco, Bahia e Maranham [sic] (até 1876).
Arquivos Diplomáticos e Estrangeiros sobre o Brasil II (Grã-Bretanha): 1824-1905. A coleção é formada por correspondências sobre o Brasil, especialmente das relações econômicas e políticas entre o Brasil e a Grã-Bretanha. Inclui informação, às vezes bastante detalhada, sobre a política interna brasileira; traz correspondências entre oficiais dos dois países e relatórios de fontes não governamentais.

Embaixadas e Consulados dos Estados Unidos e do Brasil

Autorizações de viagem para menor

Autorizações de viagem para menor desacompanhado, no caso João Hirszman, espedidas no ano de 1984.

Leon Hirszman

Brasil: Nunca Mais

  • BR SPAEL BNM
  • Coleção
  • [1964-1979]

O conjunto documental, obtido a partir da reprodução dos processos dos presos políticos do período da ditadura militar, totaliza 707 processos completos e dezenas de outros incompletos. É possível conhecer a relação dos denunciados, indiciados, testemunhas e declarantes, bem como os nomes dos funcionários encarregados e escrivães da PM, médicos legistas e membros do Conselho de Justiça envolvidos nas ações de repressão aos movimentos de massa, diligências e investigações; informações sobre os réus e organizações visados pela repressão e sobre as leis repressivas. Contém estudos sobre a tortura no Brasil e no mundo, com quadros estatísticos, além da transcrição de depoimentos sobre tortura com informações sobre os mortos e desaparecidos políticos. Os “Anexos” têm origem diversa, foram apreendidos em posse dos militantes ou em diligências às residências e aparelhos, e anexados como “prova de subversão”.

Paulo Evaristo Arns

Brazil's Popular Groups

  • BR SPAEL BPG
  • Coleção
  • 1966-2009

Inclui boletins, jornais, relatórios, coleções de recortes, folhetos, cartazes, resoluções de congressos, manuais educativos e catálogos de publicações. Todos os Estados brasileiros estão representados nessa coleção.

Library of Congress Overseas Officies

Resultados 1 até 10 de 32