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IBOPE
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  • BR SPAEL IBOPE-OPP-CPU
  • Série
  • janeiro a junho de 1942
  • Parte deIBOPE

Relatórios de pesquisa de preferência e estatísticas de publicidade dos mais diversos setores e produtos (cinemas, bebidas, produtos alimentícios, de beleza, farmacêuticos, etc) aferidas nos principais jornais da grande imprensa. Trazem textos introdutórios que explicitam a metodologia, análises e comparações do mercado de consumo. Um dos relatórios traz comunicado de incorporação da Empresa Cipex Limitada pelo IBOPE. Abrangem as cidades de São Paulo, Santos, Campinas e Rio de Janeiro.

IBOPE

RD - Relatórios de Rádio

  • BR SPAEL IBOPE-Midia-Rd/AM-RD
  • Série
  • 1942-1981;1983
  • Parte deIBOPE

A série concentra relatórios de pesquisas de audiência de rádio realizadas através dos métodos flagrante e retrospectivo domiciliar; ao longo do período abrangido o primeiro método passa a predominar. A estratificação e a apresentação dos dados são bastante variadas. As primeiras pesquisas apresentam apenas índices percentuais de audiência por emissora e o número de aparelhos desligados. Ao longo do tempo elas vão sendo sofisticadas.
Observe-se que o primeiro relatório de pesquisa elaborado pelo IBOPE integra a série e possui, além da primeira pesquisa de audiência, a primeira pesquisa sobre consumo, denominada Serviço X (grupo Opinião Pública). Alguns volumes trazem também pesquisas ad hoc de rádio. Ressalvamos também que os títulos dos volumes nem sempre correspondem aos títulos das pesquisas neles encadernadas e, além disso, volumes com títulos diferentes podem conter pesquisas semelhantes tanto na sua metodologia de apuração como nos seus objetivos.

IBOPE Mídia

IBOPE

  • BR SPAEL IBOPE
  • Fundo
  • 1942-2003

O conjunto é constituído basicamente por relatórios das pesquisas efetuadas pelo IBOPE em diversos municípios brasileiros a partir da década de 1940, material valioso para o conhecimento do processo de constituição da cultura e identidade nacionais. Cada relatório indica informação de local, dimensão da amostra, data da realização da pesquisa e metodologia. Os relatórios estratificam dados como sexo, idade, categoria socioeconômica e escolaridade dos entrevistados. Alguns estudos são realizados por iniciativa do próprio IBOPE, são as denominadas pesquisas regulares, que se desdobram em pesquisas de audiência de rádio e televisão, e pesquisas de hábitos de leitura e venda de jornais e revistas (estas encerradas no final da década de 1980) realizadas pelo IBOPE Mídia. As pesquisas de hábitos, consumo e opinião foram realizadas pelo IBOPE Opinião. Os estudos encomendados por clientes ou um grupo deles, constituem as chamadas pesquisas ad hoc, que apuram questões específicas de interesse de quem as encomenda.

Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística

[Pesquisas de Opinião Pública]

  • BR SPAEL IBOPE-OPP
  • Grupo
  • 1942-1999
  • Parte deIBOPE

A diversidade do material é grande e as pesquisas apresentam, em sua maioria, a opinião de um público específico. Agrega os mais variados tipos e temas de pesquisas ad hoc (encomendadas para atender às necessidades dos clientes): políticas, imagem de pessoas e empresas, consumo, estudo de mercado e viabilidade de investimento empresarial, entretenimento, comportamento, comportamento da grande imprensa frente aos acontecimentos, além de preferência de música, leitura e audiência diferenciadas.
A série denominada Pesquisas Especiais (PE) contém pesquisas encadernadas procedentes da primeira remessa enviada ao AEL em 1989 e relatórios de pesquisas soltos, que chegaram em 1999.
O segundo lote de pesquisas de opinião, enviado pelo IBOPE em 1999, distinguia as pesquisas de investigação política, que formou a série Assuntos Políticos Administrativos (APA) e permitiu também a definição de séries mais específicas, conforme se pode observar no arranjo do grupo documental.

IBOPE Opinião

03 Audiência de Rádio AM

  • BR SPAEL IBOPE-Midia-Rd/AM
  • Subgrupo
  • 1942-1999
  • Parte deIBOPE

Pesquisas de audiência de rádio AM.

IBOPE - Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística.

Pesquisas Especiais

  • BR SPAEL IBOPE-OPP-PE
  • Série
  • 1943-1991; 1993-1996; 1998-1999
  • Parte deIBOPE

Agrega variados temas de pesquisas ad hoc (pesquisas feitas a partir das necessidades de cada cliente): intenção de voto e análise de governo (até 1980), imagem de pessoas e empresas, consumo, estudo de mercado e viabilidade de investimento empresarial, costumes e comportamento, sendo que algumas são estruturadas de modo a investigar mais de um propósito ao mesmo tempo. Também traz pesquisas ad hoc de rádio, televisão, jornais e revistas semelhantes às das séries do grupo mídia, mas direcionadas aos interesses específicos dos clientes. Trata-se de documentação relevante para o desenvolvimento de análises da reconstrução democrática do país, do comportamento político e social da população brasileira; do processo de constituição da cultura e identidades nacionais.

IBOPE

22 Cadernos de Códigos e Índices de Pesquisa

  • BR SPAEL IBOPE-DA-27
  • Série
  • 1943; 1945 - 1970- 1979; 1983; 1988
  • Parte deIBOPE

A série é composta por cadernos contendo relações de códigos (números) utilizados nas pesquisas realizadas pelo IBOPE, inclusive nas pesquisas especiais. Cada código representa uma resposta, empresa, emissora de rádio (AM/FM), jornais e revistas. Ainda constam cadernos de índices de pesquisas especiais. As pesquisas são sobre opinião pública, mercado (alimentação, vestuário,farmácia) e consumo, institucionais, hábito de leitura de jornais e revistas, audiência de rádio e TV, pesquisas políticas, loteria, mercado reprográfico, serviços bancários, levantamentos estatísticos e sócio-econômicos.

IBOPE - Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística

Serviço X

  • BR SPAEL IBOPE-OPP-SX
  • Série
  • 1943-1951
  • Parte deIBOPE

Estudos utilizados como instrumento de orientação para o mercado de consumo, cujas pesquisas visam avaliar os principais hábitos dos consumidores em relação a: Produtos de beleza (água de colônia, batom, creme de beleza, esmalte de unha, pó de arroz, rouge, sabonete, loção e fixadores de cabelo, brilhantina, etc); produtos farmacêuticos (analgésicos, fortificantes, xaropes, laxantes, colírio, etc); produtos de higiene (cera, sabão, saponáceo, creme dental, sabonete, etc); eletrodomésticos (rádio, aspirador de pó, refrigerador, etc); produtos alimentícios (óleo, café, doce, extrato de tomate, manteiga, gelatina, etc.); outros: jornais e revistas. Observa-se ainda a existência de pesquisas intituladas Folha de Cotação Média das Estações de Rádio, serviço destinado aos pequenos anunciantes de rádio que determina o número médio absoluto de ouvintes de cada estação na cidade de São Paulo entre 1944 e 1946.
As pesquisas foram realizadas nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

IBOPE Opinião.

Serviço X Nacional

  • BR SPAEL IBOPE-OPP-SXN
  • Série
  • 1947-1962
  • Parte deIBOPE

Apresenta pesquisas similares às da série Serviço X, inclusive de audiência de rádio, porém com resultados gerais e que aferem, além de São Paulo e Rio de Janeiro, outras cidades brasileiras. A série traz ainda, nos primeiros volumes, pesquisas encomendadas pelos clientes interessados em apurar questões específicas para uso próprio com os mais variados objetivos. Os temas abordados variam desde consumo e comportamento, a maior parte, até assuntos políticos e administrativos.
Aferem as cidades de: Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Santos, Distrito Federal, Tupã, Caçapava e Bauru.

IBOPE

RDP - Serviço de Rádio (Programação)

  • BR SPAEL IBOPE-Midia-Rd/AM-RDP
  • Série
  • 1948-1961
  • Parte deIBOPE

Relatórios de pesquisas de audiência de rádio que trazem os índices diários de audiência por emissora e programas, executados a partir das 18.00 horas, informando o gênero do respectivo programa e seus patrocinadores. Essas pesquisas foram realizadas por solicitação das emissoras e dos patrocinadores dos programas objetivando informações de audiência claras e completas.

IBOPE Mídia

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