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Leon Hirszman Dossiê
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01 Mercado de ações

  • BR SPAEL LH-PRD-LHP-d.01
  • Dossiê
  • 1983 -1988
  • Parte deLeon Hirszman

LH investiu no mercado de ações enquanto pessoa física e jurídica, principalmente no início da década de 1980. Realizava a movimentação de ações como Leon Hirszman e como Leon Hirszman Produções, constituídas separadamente, embora na prática não houvesse tal distinção. Os investimentos no mercado de ações se deram através de várias operadoras, como a Bovespa, o Banco Itaú, Banco Mercantil e Unibanco. Compoem esse dossiê a documentação sobre a movimentação dos títulos adquiridos, certificados de investimentos,notas de venda e compra de ações, aviso de crédito, tais como carteira em custódia, avisos de subscrição de ações, comunicados entre as operadoras e LH Produções, informe de posição de ações, ficha de acompanhamento, entre outros.

Leon Hirszman

01 Que Viva a América! (Hablamos de cine)

Projeto de grandes proporções, pretendia filmar a história da América Latina e Caribe, tendo como base para a construção do argumento subsídios científicos, além do livro "As veias abertas da América Latina", do uruguaio Eduardo Galeano. O projeto previa a obtenção de 12 filmes que poderiam ser adaptados para televisão ou vídeo. Embora contasse com o apoio no Chile e em Cuba, em fins de 1974, Leon desiste do projeto devido seu elevado custo. Compoêm esse dossiê os orçamentos de produção, a sinopse e também manuscrito de Leon sobre a história da produção cinematográfica na América Latina.

Leon Hirszman

02 Tiradentes

Em meados da década de 1970, Leon inicia os trabalhos para a direção de um especial sobre Tiradentes, que seria exibido num 21 de Abril, Dia da Inconfidência, no programa Globo Reporter História, da Rede Globo de Televisão. Realizou, juntamente com Mercedes - sua terceira esposa - e Gianfrancesco Guarnieri as pesquisas sobre o tema, mas, devido à conjuntura política, a emissora ancelou o projeto. O dossiê é formado pela documentação base para a construção do roteiro, como fotocópias de manuscritos sobre o tema, fichamentos de livros, anotações sobre características dos personagens, anotações de pesquisas bibliográficas, sinopse e por fim, o roteiro técnico.

Leon Hirszman

03 BR-480

BR - 480 previa a realização de treze filmes sobre o Brasil, cada qual argumentado segundo análise de diversas especialidades das ciências humanas, que em conjunto com cineastas, dramaturgos e jornalistas, elaborariam monografias/roteiros sobre cada tema do projeto, que objetivava sobretudo a recuperação de uma historiografia sobre os 480 anos do Brasil. Compoêm esse dossiê, o ante projeto de BR - 480, de autoria de Leon Hirszman e Zelito Viana, nas três versões, intituladas de Brasil 1977 e finalmente BR-480.

Leon Hirszman

04 Murro em ponta de faca

Escrita por Augusto Boal entre setembro de 1977 e abril de 1978, na cidade de Lisboa em Portugal, a peça teatral que retrata as dificuldades de três casais brasileiros exilados, tinha sua estréia programada para o mês de setembro no Teatro Taib, na cidade de São Paulo. À convite de Othon Bastos e Martha Overbeck, Leon aceita a direção da peça e inicia os trabalhos ainda em julho de 1978. Passa alguns dias em Portugal discutindo o roteiro juntamente com Augusto Boal, onde este encontrava-se exilado, mas em seu retorno, devido a desentendimentos com os produtores, acaba não realizando a direção da peça. Compoêm esse dossiê, o roteiro e alguns artigos publicados pela imprensa nacional.

Leon Hirszman

05 Antonio Conselheiro

No ano de 1973, após ganhar o Prêmio Air France de Cinema pelo filme São Bernardo, Leon Hirszman anunciava em entrevista concedida à imprensa carioca seu interesse em filmar a história de Antonio Vicente Mendes Maciel, o Antonio Conselheiro. Passados exatos dez anos, novamente fala sobre seu interesse. Inicia então o projeto de filmagem de "Antonio Conselheiro". Contrata os serviços de duas historiadoras, Marcia Jacques Vervloet e Maria Luiza Barreto, para a realização de um projeto de pesquisa sobre a cronologia dos aspectos históricos do sertão nordestinoi e da vida de Antonio Conselheiro. O projeto de pesquisa, subsídio necessário para esboçar o argumento, é submetido à Embrafilme no ano de 1986 para obtenção de financiamento. Compoêm esse dossiê, o orçamento doprojeto, os comunicados entre Leon Hirszman Produções e Embrafilme, o roteiro de O Sertanejo, subsídio para o argumento, eo projetoAntonio Conselheiro.

Leon Hirszman

06 O Egresso (A emoção de lidar)

Projeto que pretendia filmar a vida de de Nise da Silveira, psquiatra autora do livro "Imagens do Inconsciente", base do filme homônimo, no qual trabalharam Leon e Nise. Leon chegou a dar início em seu projeto, realizando algumas entrevistas com a Dra. Nise da Silveira, mas devido o agravamento de seu quadro clínico, o projeto foi interrompido. Compoêm esse dossiê os resumos das entrevistas realizadas com Nise nos dias 17, 18, 19 e 21.04.1986 e carta de entrega de rolos para revelação em laboratório.

Leon Hirszman

07 Longa Noite de Cristal

Roteiro da peça teatral Longa Noite de Cristal. de Oduvaldo Viana Filho ou Vianninha. Embora não possa ser caracterizado como um projeto, esse documento encontra-se alocado nesse grupopor ser um documento único, cujo lugar no quadro de arranjo não foi possível determinar.

Leon Hirszman

Apoio Político

Esse dossiê é composto por documentos sobre apoio aos movimentos sociais pela soberania política dos países da América Latina e pelo apoio político-partidário prestado ao candidato do PMDB ao governo de Estado do Rio de Janeiro, nas eleições de 1982, Miro Teixeira. Sobre o apoio partidário, elaborou a proposta de criação de um setor de comunicações dentro do PMDB e acumulou registros daquele momento, como proposta de governo, orçamento para realização de vídeo para campanha, lista de personalidades que apoiavam a candidatura, o jingle da campanha e os depoimentos de personalidades artisticas como Ivone Lara, Noca da Portela,Milton Gonçalves, Chico Buarque, Dina Sfat, Mario Lago, entre outras, que apoiavam o então candidato, Miro Teixeira. Completa esse dossiê, o disco de vinili produzido pelo Comitê de mobilização pelo não pagamento da dívida externa de 1985, com a canção "Não Vamos Pagar", de Wilson Moreira e Carlos Cachaça.

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