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Repositório Digital de Documentos Arquivísticos Permanentes e Sistema Informatizado de Acervos Permanentes da Unicamp
Relevante para estudos e pesquisas em diversas áreas das ciências humanas: história da civilização e do Brasil, sociologia, antropologia, literatura e filosofia. O conteúdo está expresso nas seguintes séries: vida pessoal, correspondências, produção intelectual, produção de terceiros, homenagens póstumas e dossiês.
O fundo é constituído de originais manuscritos e datiloscritos, abarcando a produção intelectual do titular e de terceiros, fotografias, correspondências, cadernetas de anotações e impressos referentes às atividades do titular como escritor e à sua vida pessoal. A documentação aborda temas relacionados à literatura brasileira e estrangeira e à crítica literária, ao Modernismo, às artes: pintura, música, dança, escultura, teatro, fotografia e cinema. Encontra-se também documentos sobre política, história e economia brasileiras, Antropofagia, filosofia e estética, religião, psicanálise, educação, medicina e ao futebol.
O conjunto é composto por processos judiciais envolvendo pessoas escravizadas, predominantemente do estado do Rio de Janeiro, mas é possível encontrar também processos de outros estados como Minas Gerias, Santa Catarina, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Goiás e Mato Grosso.
A documentação enriquece a compreensão dos acontecimentos históricos, políticos e literários mais marcantes do país no período, revelando a apurada percepção de Astrojildo Pereira na seleção precisa dos fatos mais importantes que compuseram o cenário político nacional e intelectual de boa parte do século XX. Composto por aproximadamente 30.000 documentos abarcando sua produção pessoal, correspondência e produção de terceiros, além de jornais, revistas e boletins brasileiros e estrangeiros, cartazes, livros, mapas, iconografia e folhetos. Destaca-se nesse fundo, um grande volume de recortes de jornais e revistas abordando questões políticas e literárias que foram reunidos de periódicos nacionais e internacionais e, principalmente, da imprensa alternativa do Rio de Janeiro, à época, a mais atuante no país. Um conjunto de doze cartazes trazidos do exterior, de autoria do gravurista Grand Jouan compõe-se verdadeira raridade sobre o movimento comunista internacional dos anos 1920 e 1930.
O conjunto é formado por processos jurídicos relacionados a pessoas escravizadas, predominantemente no estado do Rio de Janeiro. Pode-se encontrar também processos relativos aos estados de Minas Gerais, Santa Catarina, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Goiás e Mato Grosso.
O fundo é constituído por documentos que se referem à vida pessoal e profissional do titular como escritor, editor, adido comercial, desenhista e empreendedor. A documentação inclui documentos pessoais, correspondência com amigos, escritores, editores etc., além daquela trocada com Maria Pureza Natividade durante o período de namoro. O arquivo também conta com livros, manuscritos e datiloscritos de contos, crônicas e traduções, além de desenhos, aquarelas e fotografias de sua autoria.
Composto por documentos de ordem pessoal e familiar, destacando-se, entre os últimos, cartas e documentos políticos e de negócios de seu avô materno, Antonio Eulalio; um amplo conjunto de fotografias do titular, familiares e amigos; convites para vernissages, entrega de prêmios e inaugurações; originais manuscritos e datilografados de textos críticos de autoria do titular e de terceiros; anotações de estudo; planos de editoração, de pesquisas e de cursos acadêmicos; correspondências com membros de universidades brasileiras e estrangeiras e, entre outras, sobre publicações de sua autoria e de terceiros; relatórios; documentos administrativos e correspondências relativas às atividades culturais que desenvolveu junta a Secretaria de Cultura de São Paulo e ao Projeto França Brasil; documentos originais cedidos pelos descendentes da Família Imperial; destaca-se ainda um grande número de catálogos de exposições de artes e de leilões, agendas, calendários e slides com reproduções artísticas, assim como, desenhos, gravuras e pinturas de autoria de terceiros.
Composto por recortes de jornais, revistas, trabalhos acadêmicos de terceiros, cartas, cartões-postais, anotações de leituras, fichas com levantamento bibliográfico e versões manuscritas de trabalhos acadêmicos de autoria do titular. Constam, ainda, reproduções de livros, capítulos de livros, artigos em revistas e jornais, relatórios, anuários, almanaques e anais. Os temas que se destacam nesse conjunto se referem a portos, ferrovias, formação econômica e industrial no Brasil, movimentos da classe trabalhadora e história do norte e nordeste brasileiro.
Entre os documentos destacam-se os que testemunham as atividades do titular junto ao Ministério das Relações Exteriores, ao Governo Provisório (1934) e à Presidência da República; há um conjunto de correspondências recebidas e enviadas, assim como algumas trocadas entre terceiros; entre as enviadas, a maioria são cartas e cartões-postais para Leilah Accioly; destacam-se também um conjunto de manuscritos que envolvem a produção intelectual do titular, abrangendo sua produção literária (poemas e ensaios críticos) e política (ensaios); constam também textos de terceiros, alguns deles sobre o titular; além de um conjunto de recortes de jornais sobre o acidente sofrido pelo titular, o período de internação e o de sua morte, além de artigos do titular e de terceiros, sobre literatura e sobre política.
O Fundo é costituido de documentos originais manuscritos, desenhos originais, livros, fotografias, recortes de jornais, catálogos, periódicos, fitas em VHS, peliculas 16 mm, álbum de autógrafos e objetos pessoais, entre outros documentos.