O fundo reúne documentos textuais, iconográficos e audiovisuais referentes ao funcionamento e principais atividades da Sociedade Beneficente 13 de Maio, tais como estatutos, registros de eventos, inscrição de novos associados, comunicação interna, contratos, procedimentos jurídicos, atas de reuniões, lista de presença (do Curso de Alfabetização de Adultos), projetos estruturais da sede, reportagens, entre outros. Ainda que a fundação da Sociedade remonte à 1901 (com alteração para o nome atual em 1908), só foi possível identificar documentos com data a partir de 1940.
A série reúne documentos em que constam informações sobre a história da Sociedade Beneficente 13 de Maio. Há um documento referente ao novo prédio da sociedade.
O grupo reúne documentos relacionados às decisões, convocações, requerimentos, votações e organização interna do Conselho Deliberativo da Sociedade Beneficente 13 de Maio, sendo este formado por sócios eleitos por meio de votação bienal, através de chapas inscritas a partir de editais de convocação. Tem como finalidade a discussão e deliberação sobre posse de cargos, proposta orçamentária e apresentação de contas, sindicâncias, venda de bens móveis, plano de trabalho e calendário de festividades da Sociedade.
O grupo reúne documentos relativos à admissão, registro e participação dos membros associados à Sociedade Beneficente 13 de Maio, tais como ficha de inscrição, carteira de sócio e convocações para assembleias da Sociedade.