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Repositório Digital de Documentos Arquivísticos Permanentes e Sistema Informatizado de Acervos Permanentes da Unicamp
A coleção consiste em cópias de parte dos documentos do Fundo Códices de Alcobaça, da Biblioteca Nacional de Lisboa. O Fundo Alcobacense reúne códices elaborados por monges cistercienses do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, Portugal, um dos principais centros da formação da historiografia portuguesa, desde a sua fundação, no século XII, até o período de restauração do reino português, no século XVII.
O fundo é constituído por documentos que se referem à vida pessoal e profissional do titular como escritor, editor, adido comercial, desenhista e empreendedor. A documentação inclui documentos pessoais, correspondência com amigos, escritores, editores etc., além daquela trocada com Maria Pureza Natividade durante o período de namoro. O arquivo também conta com livros, manuscritos e datiloscritos de contos, crônicas e traduções, além de desenhos, aquarelas e fotografias de sua autoria.
O fundo contém correspondência, diploma e decretos nomeando e atestando as diversas atividades e cargos públicos exercidos pelo titular como médico legista e bibliotecário, assim como sua idoneidade e competência. Contém ainda fotografias que documentam sua vida profissional.
A coleção é composta por um conjunto de 19 figurinos que serviram para confecção de trajes de peças teatrais apresentadas pelo Teatro Brasileiro de Comédia e 1 aquarela para o filme 'Sinhá Moça' produzido pela Vera Cruz.
O fundo é constituído de originais manuscritos e datiloscritos, abarcando a produção intelectual do titular e de terceiros, fotografias, correspondências, cadernetas de anotações e impressos referentes às atividades do titular como escritor e à sua vida pessoal. A documentação aborda temas relacionados à literatura brasileira e estrangeira e à crítica literária, ao Modernismo, às artes: pintura, música, dança, escultura, teatro, fotografia e cinema. Encontra-se também documentos sobre política, história e economia brasileiras, Antropofagia, filosofia e estética, religião, psicanálise, educação, medicina e ao futebol.
O conjunto documental é constituído por manuscritos com anotações do titular, sendo alguns inéditos; por cartas trocadas com familiares e com escritores onde destacam os correspondentes Monteiro Lobato e Waldomiro Silveira; por livros de autoria de Edgar Cavalheiro, contemplando também os traduzidos pelo titular, além daqueles de autores nacionais cujas publicações datam das décadas de 40 e 50 do século XX, contendo algumas obras raras; além de Cadernos da Companhia do Petróleo do Brasil que pertenceram a Monteiro Lobato e diversos Cadernos Manuscritos de EC e Cadernos de Recortes de jornais sobre artes, especialmente literatura e música.
Reproduções fotográficas de retratos de Péret, Elsie Houston, Geyser Péret, entre eles destacam-se os de autoria de Man Ray, além de fotos do titular entre os surrealistas franceses e entre artistas e intelectuais brasileiros em suas duas visitas ao Brasil; além de reproduções fotográficas de uma carta do titular a Elsie e uma ao filho Geyser; da ficha de inscrição na Liga Comunista; de capas e páginas de livros de sua autoria, com destaque para ilustrações de Max Ernst; de páginas de artigos em revistas e jornais com artigos de autoria do titular e de terceiros falando sobre Péret, Elsie Houston, o surrealismo e as pesquisas do titular no Brasil.
O fundo é constituído, majoritariamente, por correspondência trocada entre o titular e Monteiro Lobato, além de outras pessoas envolvidas com as questões relativas à exploração do petróleo brasileiro (1º lote). Constam também cartas enviadas à filha Laís, documentos pessoais, um mapa geológico de Corumbá feito pelo titular, artigos de sua autoria e um conjunto de fotos do titular, de familiares e dos trabalhos realizados durante seu período na 4ª subsede da CBDL (2º lote).
Entre os documentos destacam-se os que testemunham as atividades do titular junto ao Ministério das Relações Exteriores, ao Governo Provisório (1934) e à Presidência da República; há um conjunto de correspondências recebidas e enviadas, assim como algumas trocadas entre terceiros; entre as enviadas, a maioria são cartas e cartões-postais para Leilah Accioly; destacam-se também um conjunto de manuscritos que envolvem a produção intelectual do titular, abrangendo sua produção literária (poemas e ensaios críticos) e política (ensaios); constam também textos de terceiros, alguns deles sobre o titular; além de um conjunto de recortes de jornais sobre o acidente sofrido pelo titular, o período de internação e o de sua morte, além de artigos do titular e de terceiros, sobre literatura e sobre política.
O Fundo é costituido de documentos originais manuscritos, desenhos originais, livros, fotografias, recortes de jornais, catálogos, periódicos, fitas em VHS, peliculas 16 mm, álbum de autógrafos e objetos pessoais, entre outros documentos.