Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- [1975-1979], 1980-1996 (Produção)
Nível de descrição
Série
Dimensão e suporte
3.066 relatórios de pesquisas (17 metros lineares de documentos), reproduzidos em 66 rolos de microfilmes 16mm.
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
O IBOPE realiza pesquisas de mídia, opinião pública, política, consumo, comportamento, mercado, marca, propaganda e Internet, caracterizando-se como fornecedor de informações para a tomada de decisões gerenciais e de marketing nas esferas empresarial, política e governamental.
A empresa IBOPE Opinião foi oficialmente criada em 1986 e funcionou até meados de 2007 quando, juntamente com outras 3 empresas do grupo, passou a integrar a IBOPE Inteligência. Responsabilizava-se pelas pesquisas de opinião, estudos e prognósticos de investigação que visavam retratar as atitudes e opiniões dos brasileiros, mediante uma grande diversidade de temas sociais, políticos e governamentais.
A realização dos estudos valia-se de diversos meios de coletas de dados (entrevistas pessoais, telefônicas, pela Internet e pelo correio) utilizando-se de técnicas e metodologia diversas na elaboração das pesquisas.
Entidade custodiadora
História do arquivo
Os relatórios de pesquisas dessa série chegaram ao AEL em 1998, provenientes da sede do IBOPE do Rio de Janeiro. Foram organizados entre maio e outubro de 2006, com auspícios captados pelo projeto Término da Organização do Arquivo e Publicação do Inventário IBOPE, junto ao Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet (Lei Federal no 8.313, de 23.12.1.991).
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Pesquisas ad hoc, quantitativas e qualitativas, encomendadas por políticos, gestores e entidades públicas e privadas etc., para tomadas de decisão e avaliação de ações. Permitem análises como: Intenção de votos -pesquisa realizada em prazos bastante curtos, com segmentação do eleitorado em subgrupos e detalhamento por regiões, identificam as tendências de campanhas e fatores como rejeição, potencial de voto, influência de apoios, problemas da região etc.; Estratégia política- refletem o potencial da candidatura e de alianças, auxiliando na construção de imagem, na determinação dos temas que se transformarão em propostas de governo e direcionando as estratégias de campanha; Satisfação com programas e serviços- avaliação de serviços prestados pela administração pública para continuidade, adequação ou melhorias do projeto político e consolidação da imagem do administrador; Avaliação de administrações públicas - para conhecer as expectativas da população agregando valores a projetos.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Ordenação cronológica pela data da realização da pesquisa. Cada relatório de pesquisa recebeu um código alfanumérico e encontram-se dispostos em prateleiras nessa ordem.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Sem restrições.
Condiçoes de reprodução
Reprodução para trabalhos acadêmicos permitida em meio digital, através de microfilmes.
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Catalogação em sistema eletrônico.
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Localização de originais: null; Localização Física: PE APA 001-111 Microfilmes IBOPE MR/415-MR/480; PE APA 112-133 Somente no suporte papel.
Existência e localização de cópias
Documentação reproduzida em 66 rolos de microfilmes 16mm, sendo os microfilmes originais em prata e as cópias em diaso.
Unidades de descrição relacionadas
Nota de publicação
Catálogo da série pesquisas sobre assuntos políticos e administrativos do fundo IBOPE. Campinas, SP: UNICAMP/IFCH/AEL, 2007. (Coleção Instrumentos de Pesquisa, 4). 168p.
Área de notas
Nota
No sistema informatizado os relatórios relativos a essa série encontram-se agrupados por período, entretanto foram objeto de uma rigorosa indexação onomástica para que as pesquisas possam ser recuperadas pelos candidatos políticos e gestores públicos.
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Estado atual
Nível de detalhamento
Completo
Datas de criação, revisão, eliminação
19/10/2006
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Organizado sob a coordenação técnica de Vânia R. P. de Miranda, com a colaboração de Neiva Gonçalves de Oliveira, Francisca da Silva Felix e Isabela Salgado, pela Seção de Processamento Técnico do AEL.