Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- [1975-1979], 1980-1996 (Creación)
Nivel de descripción
Volumen y soporte
3.066 relatórios de pesquisas (17 metros lineares de documentos), reproduzidos em 66 rolos de microfilmes 16mm.
Área de contexto
Nombre del productor
Historia biográfica
O IBOPE realiza pesquisas de mídia, opinião pública, política, consumo, comportamento, mercado, marca, propaganda e Internet, caracterizando-se como fornecedor de informações para a tomada de decisões gerenciais e de marketing nas esferas empresarial, política e governamental.
A empresa IBOPE Opinião foi oficialmente criada em 1986 e funcionou até meados de 2007 quando, juntamente com outras 3 empresas do grupo, passou a integrar a IBOPE Inteligência. Responsabilizava-se pelas pesquisas de opinião, estudos e prognósticos de investigação que visavam retratar as atitudes e opiniões dos brasileiros, mediante uma grande diversidade de temas sociais, políticos e governamentais.
A realização dos estudos valia-se de diversos meios de coletas de dados (entrevistas pessoais, telefônicas, pela Internet e pelo correio) utilizando-se de técnicas e metodologia diversas na elaboração das pesquisas.
Institución archivística
Historia archivística
Os relatórios de pesquisas dessa série chegaram ao AEL em 1998, provenientes da sede do IBOPE do Rio de Janeiro. Foram organizados entre maio e outubro de 2006, com auspícios captados pelo projeto Término da Organização do Arquivo e Publicação do Inventário IBOPE, junto ao Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet (Lei Federal no 8.313, de 23.12.1.991).
Origen del ingreso o transferencia
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
Pesquisas ad hoc, quantitativas e qualitativas, encomendadas por políticos, gestores e entidades públicas e privadas etc., para tomadas de decisão e avaliação de ações. Permitem análises como: Intenção de votos -pesquisa realizada em prazos bastante curtos, com segmentação do eleitorado em subgrupos e detalhamento por regiões, identificam as tendências de campanhas e fatores como rejeição, potencial de voto, influência de apoios, problemas da região etc.; Estratégia política- refletem o potencial da candidatura e de alianças, auxiliando na construção de imagem, na determinação dos temas que se transformarão em propostas de governo e direcionando as estratégias de campanha; Satisfação com programas e serviços- avaliação de serviços prestados pela administração pública para continuidade, adequação ou melhorias do projeto político e consolidação da imagem do administrador; Avaliação de administrações públicas - para conhecer as expectativas da população agregando valores a projetos.
Valorización, destrucción y programación
Acumulaciones
Sistema de arreglo
Ordenação cronológica pela data da realização da pesquisa. Cada relatório de pesquisa recebeu um código alfanumérico e encontram-se dispostos em prateleiras nessa ordem.
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Sem restrições.
Condiciones
Reprodução para trabalhos acadêmicos permitida em meio digital, através de microfilmes.
Idioma del material
- portugués de Brasil
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
Características físicas y requisitos técnicos
Instrumentos de descripción
Catalogação em sistema eletrônico.
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
IBOPE PE APA 001-133
Existencia y localización de copias
IBOPE MR/00415-MR/00480 (PE APA 001-111)
Unidades de descripción relacionadas
A partir de 1980, as pesquisas ad hoc (pesquisas feitas a partir das necessidades de cada cliente) de cunho político e de avaliação de administração pública desvinculam-se da série Pesquisas Especiais (BR UNICAMP IFCH/AEL OPP PE) - cujos relatórios foram originalmente encadernados pelo IBOPE - e passam a constituir a série Assuntos Políticos e Administrativos (BR UNICAMP IFCH/AEL OPP PE-APA). Portanto, veja mais pesquisas políticas, anteriores a década de 1980, naquela série documental.
Nota de publicación
Catálogo da série pesquisas sobre assuntos políticos e administrativos do fundo IBOPE. Campinas, SP: UNICAMP/IFCH/AEL, 2007. (Coleção Instrumentos de Pesquisa, 4). 168p.
Área de notas
Notas
No sistema informatizado os relatórios relativos a essa série encontram-se agrupados por período, entretanto foram objeto de uma rigorosa indexação onomástica para que as pesquisas possam ser recuperadas pelos candidatos políticos e gestores públicos.
Notas
Documentação reproduzida em 66 rolos de microfilmes 16mm, sendo os microfilmes originais em prata e as cópias em diaso.
Identificador/es alternativo(os)
Puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
Puntos de acceso por lugar
Puntos de acceso por autoridad
Tipo de puntos de acceso
Área de control de la descripción
Identificador de la descripción
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
Estado de elaboración
Nivel de detalle
Fechas de creación revisión eliminación
19/10/2006 (criação)
Idioma(s)
Escritura(s)
Fuentes
Nota del archivista
Organizado sob a coordenação técnica de Vânia R. P. de Miranda, com a colaboração de Neiva Gonçalves de Oliveira, Francisca da Silva Felix e Isabela Salgado, pela Seção de Processamento Técnico do AEL.