Fundo CENTAU - Centro de Estudos em Administração Universitária

Área de identificação

Código de referência

BR SPSIARQ CENTAU

Título

Centro de Estudos em Administração Universitária

Data(s)

  • 1974-1985 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

98 caixas de documentos textuais; 187 processos

Área de contextualização

Nome do produtor

(1974-1985)

História administrativa

O Centro de Estudos em Administração Universitária (CENTAU) foi criado junto à Reitoria pela Portaria GR-070/1974 com a missão de desenvolver programas de pesquisa, além de colaborar nos programas governamentais de assistência à administração universitária para atender, dentro e fora da Universidade, as mudanças na vida acadêmica determinadas pela Reforma Universitária. Uma das ações aconteceu em 1975, quando foi firmado o primeiro contrato com uma instituição estrangeira, a Universidad Nacional de Asunción (UNA), do Paraguai. A finalidade foi a implementação de um plano de desenvolvimento naquela Universidade. Em 1975, um projeto de desenvolvimento também foi assinado para o estado do Acre. No ano seguinte, juntamente com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), foi realizado o Seminário Internacional de Pesquisa Institucional, que culminou na Associação Latinoamericana de Pesquisa Internacional (ALAPI). O CENTAU foi extinto em 1985.

História do arquivo

O fundo foi transferido para o Arquivo Central em julho de 1988 e neste mesmo ano foi iniciado o trabalho de identificação, arranjo e descrição. Os documentos estavam armazenados em uma sala no prédio da Diretoria Geral da Administração, onde funcionava o órgão, desde 1985, junto com outros documentos da Reitoria. Em 2002 foram juntados ao fundo os processos administrativos que eram mantidos centralizados em um conjunto de processos.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

É composto por dossiês de convênios, cursos, seminários, dossiê de implantação do CENTAU, projetos, estudos e relatórios relacionados às parcerias firmadas e/ou modelos de referência, correspondências.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Em 2002 foram incorporados ao conjunto processos administrativos do órgão.

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Livre

Condiçoes de reprodução

Uso e reprodução dos documentos selecionados permitido, observando-se o regulamento do Arquivo Central/SIARQ e mediante autorização expressa

Idioma do material

    Script do material

      Notas ao idioma e script

      Características físicas e requisitos técnicos

      Instrumentos de descrição

      Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD/Unicamp)

      Área de materiais associados

      Existência e localização de originais

      Existência e localização de cópias

      Unidades de descrição relacionadas

      Descrições relacionadas

      Área de notas

      Identificador(es) alternativos

      Pontos de acesso

      Pontos de acesso de assunto

      Pontos de acesso local

      Ponto de acesso nome

      Pontos de acesso de gênero

      Área de controle da descrição

      Identificador da descrição

      Identificador da entidade custodiadora

      Regras ou convenções utilizadas

      Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição,Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.RIBEIRO, Antonia Motta de Castro Memória. AACR2: Anglo-American Cataloguing Rules, 2nd edition: descrição e pontos de acesso. Brasília: CDIT, 1995.

      Estado atual

      Nível de detalhamento

      Datas de criação, revisão, eliminação

      27/05/2002

      Idioma(s)

        Sistema(s) de escrita(s)

          Fontes

          Nota do arquivista

          Neire do Rossio Martins (arranjo e coordenação), Maria Lúcia Lima Cardoso (arranjo e descrição), Maria de Lourdes Pinheiro (história administrativa)e Maria Aparecida Forti.

          Área de ingresso