Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1974-1985 (Produção)
Nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
92 caixas e 187 processos
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
O Centro de Estudos em Administração Universitária (CENTAU) foi criado junto à Reitoria pela Portaria GR 70/74, de 03.05.1974, tinha como missão desenvolver programas de pesquisa, além de colaborar nos programas governamentais de assistência à administração universitária para atender, dentro e fora da universidade, as mudanças na vida acadêmica determinadas pela Reforma Universitária. Eis alguns exemplos de trabalhos realizados pelo CENTAU: em 1975 foi firmado o primeiro contrato com uma instituição estrangeira, a Universidad Nacional de Assunción (UNA), cuja finalidade era a implementação de um plano global de desenvolvimento naquela universidade também em 1975 foi assinado um convênio com o Estado do Acre, cujo objetivo era a implantação de um Plano Estadual de Desenvolvimento no Estado em 1976, juntamente com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), foi realizado um Seminário Internacional de Pesquisa Institucional (ao final do seminário foi criada a Associação Latino-Americana de Pesquisa Institucional (ALAPI), encarregada da difusão da pesquisa institucional nos países latino-americanos. O CENTAU foi extinto em 1985.
Entidade custodiadora
História do arquivo
O fundo foi transferido para o Arquivo Central em julho de 1988 e neste mesmo ano foi iniciado o trabalho de identificação, arranjo e descrição. Os documentos estavam armazenados em uma sala no prédio da Diretoria Geral da Administração, onde funcionava o órgão, desde 1985, junto com outros documentos da Reitoria. Em 2002 foram juntados ao fundo os processos administrativos que eram mantidos centralizados em um conjunto de processos.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Diretoria Geral da Administração
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
É composto por atos, correspondências, separatas, processos e documentos administrativos, contratos e convênios, artigos publicados, relatórios, fotografias e materiais de seminários e eventos realizados pelo órgão, como por exemplo, o Seminário Internacional de Pesquisa Institucional.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Em 2002 foram incorporados ao conjunto processos administrativos do órgão.
Sistema de arranjo
Os documentos estão arranjados em grupos e a ordenação principal é cronológica.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Livre
Condiçoes de reprodução
Uso e reprodução dos documentos selecionados permitido, observando-se o regulamento do Arquivo Central/SIARQ e mediante autorização expressa
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Inventários Manuscritos; Listas de Remessa; Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD/Unicamp)
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição,Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.RIBEIRO, Antonia Motta de Castro Memória. AACR2: Anglo-American Cataloguing Rules, 2nd edition: descrição e pontos de acesso. Brasília: CDIT, 1995.
Estado atual
Nível de detalhamento
Completo
Datas de criação, revisão, eliminação
27/05/2002
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Neire do Rossio Martins (arranjo e coordenação), Maria Lúcia Lima Cardoso (arranjo e descrição), Maria de Lourdes Pinheiro (história administrativa)e Maria Aparecida Forti.