Fondo CENTAU - Centro de Estudos em Administração Universitária (CENTAU)

Área de identidad

Código de referencia

BR SPSIARQ CENTAU

Título

Centro de Estudos em Administração Universitária (CENTAU)

Fecha(s)

  • 1974-1985 (Creación)

Nivel de descripción

Fondo

Volumen y soporte

92 caixas e 187 processos

Área de contexto

Nombre del productor

Historia biográfica

O Centro de Estudos em Administração Universitária (CENTAU) foi criado junto à Reitoria pela Portaria GR 70/74, de 03.05.1974, tinha como missão desenvolver programas de pesquisa, além de colaborar nos programas governamentais de assistência à administração universitária para atender, dentro e fora da universidade, as mudanças na vida acadêmica determinadas pela Reforma Universitária. Eis alguns exemplos de trabalhos realizados pelo CENTAU: em 1975 foi firmado o primeiro contrato com uma instituição estrangeira, a Universidad Nacional de Assunción (UNA), cuja finalidade era a implementação de um plano global de desenvolvimento naquela universidade também em 1975 foi assinado um convênio com o Estado do Acre, cujo objetivo era a implantação de um Plano Estadual de Desenvolvimento no Estado em 1976, juntamente com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), foi realizado um Seminário Internacional de Pesquisa Institucional (ao final do seminário foi criada a Associação Latino-Americana de Pesquisa Institucional (ALAPI), encarregada da difusão da pesquisa institucional nos países latino-americanos. O CENTAU foi extinto em 1985.

Historia archivística

O fundo foi transferido para o Arquivo Central em julho de 1988 e neste mesmo ano foi iniciado o trabalho de identificação, arranjo e descrição. Os documentos estavam armazenados em uma sala no prédio da Diretoria Geral da Administração, onde funcionava o órgão, desde 1985, junto com outros documentos da Reitoria. Em 2002 foram juntados ao fundo os processos administrativos que eram mantidos centralizados em um conjunto de processos.

Origen del ingreso o transferencia

Diretoria Geral da Administração

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

É composto por atos, correspondências, separatas, processos e documentos administrativos, contratos e convênios, artigos publicados, relatórios, fotografias e materiais de seminários e eventos realizados pelo órgão, como por exemplo, o Seminário Internacional de Pesquisa Institucional.

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Em 2002 foram incorporados ao conjunto processos administrativos do órgão.

Sistema de arreglo

Os documentos estão arranjados em grupos e a ordenação principal é cronológica.

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Livre

Condiciones

Uso e reprodução dos documentos selecionados permitido, observando-se o regulamento do Arquivo Central/SIARQ e mediante autorização expressa

Idioma del material

  • portugués de Brasil

Escritura del material

    Notas sobre las lenguas y escrituras

    Características físicas y requisitos técnicos

    Instrumentos de descripción

    Inventários Manuscritos; Listas de Remessa; Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD/Unicamp)

    Área de materiales relacionados

    Existencia y localización de originales

    Existencia y localización de copias

    Unidades de descripción relacionadas

    Descripciones relacionadas

    Área de notas

    Identificador/es alternativo(os)

    Puntos de acceso

    Puntos de acceso por materia

    Puntos de acceso por lugar

    Puntos de acceso por autoridad

    Tipo de puntos de acceso

    Área de control de la descripción

    Identificador de la descripción

    Identificador de la institución

    Reglas y/o convenciones usadas

    Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição,Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.RIBEIRO, Antonia Motta de Castro Memória. AACR2: Anglo-American Cataloguing Rules, 2nd edition: descrição e pontos de acesso. Brasília: CDIT, 1995.

    Estado de elaboración

    Nivel de detalle

    Completo

    Fechas de creación revisión eliminación

    27/05/2002

    Idioma(s)

      Escritura(s)

        Fuentes

        Nota del archivista

        Neire do Rossio Martins (arranjo e coordenação), Maria Lúcia Lima Cardoso (arranjo e descrição), Maria de Lourdes Pinheiro (história administrativa)e Maria Aparecida Forti.

        Área de Ingreso