A coleção traz registros da trajetória de Allyrio Hugueney de Mattos como engenheiro e professor da Escola Politécnica do Rio de Janeiro, incluindo currículos, recortes de jornais e textos manuscritos e impressos sobre cartografia e astronomia.
Allyrio Hugueney de MattosO arquivo é constituído por originais manuscritos e datiloscritos de livros do titular, seus discursos, artigos e estudos. O conjunto de correspondências é composto por cartas, bilhetes e telegramas trocados com familiares, escritores (Jorge Amado, João Cabral de Melo Neto, Aurélio Buarque de Holanda, Monteiro Lobato, Carlos Drummond de Andrade, João Guimarães Rosa, Cora Coralina, Antonio Houaiss etc.), editoras e políticos, sobre sua vida pessoal, temas ligados à literatura brasileira, ao regionalismo, dialeto caipira, história e geografia de Goiás.
Bernardo ÉlisA coleção é composta por livros, folhetos e periódicos de e sobre Monteiro Lobato, além de livros de outros escritores, a maioria em suas primeiras edições, publicados nos anos de 1867 a 2010. Constam também boletins e revistas das décadas de 10 a 90 do século XX.
---Pequeno conjunto reunido em torno da figura de Coelho Neto composto por correspondência trocada entre o escritor e Castro Mendes, Euclides da Cunha, Julião Machado e Leopoldo [?]; breve coletânea de poemas de Adelino Fontoura, reunidos e apresentados por Coelho Neto; cópia da ata dos trabalhos do concurso para preenchimento de duas cadeiras do "Gymnasio do Estado em Campinas" e artigos de jornais sobre Coelho Neto e sua obra.
Reúne material relacionado a determinados acervos do CEDAE, como, por exemplo, os fundos dos escritores Monteiro Lobato, Oswald de Andrade e Hilda Hilst. Reúne também um conjunto de fitas de rolos, cassete e VHS com registro de aulas inaugurais, cerimônias, conferências, congressos, colóquios, cursos, debates, defesas de tese, depoimentos, encontros, entrevistas, fóruns, homenagens, jornadas, lançamentos de livros, mesas redondas, minicursos, palestras, seminários e simpósios, eventos organizados, em sua maioria, pelos departamentos do IEL: Teoria Literária, Linguística Aplicada e Linguística. Consta ainda um conjunto de VHS e DVD's com obras cinematográficas nacionais e estrangeiras e filmes documentários na área da Linguística, Literatura, História, Cinema, Música, Artes Plásticas, Meio Ambiente e Indígena brasileiros, além de um conjunto de livros, revistas, recortes de jornais, boletins, anais e catálogos relacionados a diversas áreas, entre elas, História, Teatro, Literatura, Linguística, Linguística Aplicada, Cultura, Artes Plásticas, Letras, Teoria Literária, memória, notícias e bibliografia.
---A Coleção MS reúne documentação textual e bibliográfica de posse do titular Mário Schenberg, contendo memoriais de físicos notórios, cartas direcionadas para ele enquanto docente da Universidade de São Paulo, minutas de artigos científicos, notas de aula e separatas de periódicos internacionais sobre física teórica, além de trabalhos relacionados ao marxismo.
Mário SchenbergO fundo é constituído por documentos que se referem à vida pessoal e profissional do titular como escritor, editor, adido comercial, desenhista e empreendedor. A documentação inclui documentos pessoais, correspondência com amigos, escritores, editores etc., além daquela trocada com Maria Pureza Natividade durante o período de namoro. O arquivo também conta com livros, manuscritos e datiloscritos de contos, crônicas e traduções, além de desenhos, aquarelas e fotografias de sua autoria.
José Bento Monteiro LobatoO fundo constitui-se por entrevistas em áudio que abordam questões relativas ao mercado editorial brasileiro, como: literatura, economia, poesia, astronomia, astrologia, história, política, sociologia, medicina, geografia, antropologia, direito, tradução, editoração, jornalismo, filosofia, teatro, música, futebol, etc. e também por documentação relativa à história do programa (correspondências, fotografias, documentação financeira, recortes de jornais, vídeos, roteiros, projetos etc.).
Programa Certas PalavrasA coleção é constituída pelo corpus do projeto, que inclui relatórios, plano de pesquisa, cópias de documentos provenientes dos cartórios da região, artigos sobre o Cafundó e outras comunidades negras, cartas, gravações de áudio realizadas no Cafundó, em Patrocínio, Alto Paraíba, MG, e em outras localidades, transcrições dos áudios e material sobre a língua, cultura e história de comunidades africanas no Brasil e em outros países.
O conjunto documental é formado pelo corpus da cidade de São Paulo, composto por documentos sonoros e textuais, bem como pelo corpus compartilhado do projeto, ou seja, amostragens provenientes das demais capitais que participaram do projeto e, também, pelos documentos administrativos gerados desde a formação do projeto como circulares, correspondências, atas, resoluções, normas, relação de bolsistas e demais documentos relacionados ao órgão financiador, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP.
---