A documentação é constituída de ata, contrato, correspondência, ofícios, pauta de reunião, pedido de afastamento, portaria, recibo, regulamento, relatório, bilhete de passagem, entre outros, referentes às suas atividades administrativas na USP/FFLCH.
Contém documentação acumulada por E.S.L. enquanto docente e pesquisadora. Arquivisticamente, a documentação foi dividida em três subgrupos, a saber: Atividade intelectual, Atividade acadêmica e Atividade administrativa. No subgrupo Atividade intelectual encontramos os textos produzidos por E.S.L. , os manuscritos de seu livro Emma Goldman e textos de terceiros produzidos por professores visitantes e/ou colegas de profissão de sua mesma área de atuação, bem como o seu currículo e de terceiros. Na série projetos está a documentação produzida e recolhida nos projetos que trabalhou. No subgrupo Atividade acadêmica foram reunidos documentos relativos as disciplinas ministradas no departamento de sociologia das universidades em que atuou e os relatórios de alunos de pós-graduação e pareceres dados à FAPESP sobre solicitação de bolsa-auxílio.
Tratam-se de artigos in memorian: resenha de livro e convites para homenagens póstumas à titular do fundo, documentos esses reunidos pelos familiares da mesma.
Reúne recortes de artigos de jornais brasileiros e franceses, cujos principais temas são mulher e trabalho.
Reune material relativo a eventos nos quais ESL esteve presente ou mantinha interesse pelo tema. Em alguns casos apenas reúne a documentação referente ao evento. São informativos, programas, textos e anotações pessoais. Com relação aos eventos dos quais ESL participou da organização, temos documentos de caráter administrativo e financeiro.
Reúne material de campanha das eleições de 1989, assim como manifestos de mulheres do PT, circulares e documentos da administração do Partido dos Trabalhadores.
Reúne decretos, projetos e ante-projetos de lei, comentários e propostas ao texto da CLT, assim como textos de especialistas em legislação sobre a mulher trabalhadora.
Reúne propostas de órgãos governamentais e não-governamentais ligados à saúde da mulher, contendo, inclusive, propostas elaboradas por grupos feministas.
Reúne relatórios, projetos, estatutos, cartas de princípios, históricos, textos e material de divulgação dos grupos de estudos e associações de apoio à mulher.
Reúne documentos do departamento de Sociologia ao qual E.S.L. estava vinculada como docente, além de relatórios de comissões instituídas no departamento de Sociologia da FFLCH-USP. Relatórios da titular no exercício de suas atividades docentes e afastamento do departamento de Sociologiada FFLCH-USP, para intercâmbiio com a Universidade de Quebec, Montreal e Centre d'etudes sociologiques - centre nationale de la recherche Scientifique, Paris - France, trazendo ainda afastamento da titular para participar em Seminários.