A coleção contém relatórios, boletins, memorandos e outros documentos em a Agência Central de Inteligência (CIA) examina a política interna da América Latina, relações exteriores e questões econômicas. Especificamente, os relatórios incluem uma avaliação dos objetivos soviéticos na América Latina, bem como relatórios sobre o treinamento cubano de subversivos, instabilidade política e envolvimento clerical na política. O material então avança para avaliar cada um dos dezoito países da América do Sul, América Central e Caribe. Há uma quantidade expressiva de material sobre Cuba após a Revolução de 1959, e da República Dominicana, à época da intervenção americana em 1965.
A coleção consiste de um conjunto de documentos originais de Pagu e seu companheiro, o jornalista e crítico literário Geraldo Ferraz. Os documentos constituem testemunhos concretos de duas personalidades cuja maneira de pensar, agir, atuar e viver desperta o interesse histórico e colabora com o registro da memória e a formação da identidade e da cultura nacionais.
O conjunto é constituído por documentos textuais, especialmente correspondências, entre convites, cartas manuscritas e datilografadas, além de importantes fascículos do jornal O Clarim d’Alvorada, recortes de jornais da imprensa negra e prospectos produzidos e acumulados pelo titular ao longo de sua vida e militância.
O conjunto é constituído por documentos textuais, periódicos, correspondência, cartazes, banners, manuscritos, atas, documentação administrativa, fotografias e materiais audiovisuais que ajudam a contar a história de 44 anos de existência de uma publicação importante de intelectuais negros e negras, da história da literatura negra brasileira, de suas articulações nacionais e internacionais, compondo um diálogo com diferentes movimentos negros no Brasil e no exterior.
A coleção é composta por reproduções fotográficas que retratam as instalações, o corpo funcional e os pacientes do asilo nas primeiras décadas de funcionamento do hospital, do início do século XX até os anos 1940, quando este era exclusivamente uma instituição psiquiátrica e a mais importante do país.
O conjunto é constituído por documentos textuais e iconográficos que registram a campanha pela anistia no Brasil durante a Ditadura Militar. Reúne cartas abertas e de denúncias dos presos políticos, material produzido pelo Comitê Brasileiro pela Anistia (CBA-SP), cartazes, folhetos, panfletos, periódicos, recortes de jornais e textos diversos sobre a situação dos presos e o movimento pela anistia.
As 49 imagens fotográficas da coleção registram o processo da fabricação de tecidos, incluindo a plantação do algodão e o interior da fábrica com diferentes máquinas, cada uma referente a uma parte da produção do tecido, tais como: engomadeira, teares, urdideiras, fiação, batedores etc. Registram também vistas parciais e aéreas da fábrica. Parte das fotografias são de autoria do fotógrafo Otto Rudolf Quaas.
O fundo Milton Barbosa reúne documentos produzidos e acumulados pelo titular do conjunto a partir do final dos anos 1960 e início de 1970. Conta com um grupo de documentos que se relacionam com a criação do Movimento Negro Unificado (MNU), em 1978, e uns poucos documentos dos anos subseqüentes, incluindo nesse conjunto o 1º. Congresso Nacional do MNU. A documentação ganha mais representatividade a partir de 1993, período em que Milton Barbosa assumiu a Coordenadoria Estadual do MNU – São Paulo, e segue até 2010 quando ocupou o cargo de Coordenador de Relações Internacionais. Paralelamente à documentação produzida pelo MNU, Milton Barbosa acumulou documentos do Movimento Negro como um todo, sobretudo do movimento paulista, com destaque para os 140 documentos jornalísticos que tratam das questões raciais, da ocupação no Haiti, entre outros temas. Sobre sua vida privada os documentos acumulados referem-se, essencialmente, ao âmbito profissional e político-partidário, não incluindo documentos pessoais oficiais e nem de familiares.
A coleção é composta por fotografias que registram algumas etapas da preparação do couro, bem como as instalações do estabelecimento e um grupo de trabalhadores do Curtume Brasil. As fotos são de autoria do estúdio Photografia Costa.
O conjunto é constituído por 24.029 procedimentos administrativos conduzidos pelos procuradores do Ministério Público do Trabalho da 15a Região (Campinas), entre 1991 e 2010. A documentação abrange 598 municípios do Estado de São Paulo, tratando de diversos temas concernentes a infrações de direitos humanos e trabalhistas. Contém ainda 157 gravações em vídeo originárias da Biblioteca do MPT-15 (produzidas pela própria instituição ou por outras entidades, e que dizem respeito ao órgão, seus funcionários e atividades).