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Repositório Digital de Documentos Arquivísticos Permanentes e Sistema Informatizado de Acervos Permanentes da Unicamp
Contém documentação gerada pelos seminários e grupos de trabalho organizados pelo projeto sobre fonética e fonologia, morfologia, sintaxe, sociolinguística, psicolinguística, ensino do português no Brasil e aquisição da linguagem, entre outros assuntos relacionados à linguística. Podem ser encontrados livros; periódicos; recortes; folhetos; manuscritos/datiloscritos, cartas; fotografias; cartões; material cartográfico, artigos e relatórios entre os tipos documentais.
Entre os documentos destacam-se os relatórios síntese das DRE (Divisão Regional de Ensino), das delegacias de ensino e dos grupos de trabalho das escolas (professores, coordenadores e diretores) do estado de São Paulo; propostas de ensino e de reformulação do currículo mínimo de Letras, comentários, relatórios e subsídios para as mesmas, publicadas por diversas instituições governamentais e de ensino superior; questionários sobre leitura respondidos por professores da rede pública de ensino da região de Jacarezinho, PR; questionários do projeto 'Retrato do Leitor em Branco e Preto' da FUNREI; cartas, bilhetes, livros, poemas, quadrinhos, cartazes, desenhos e histórias enviadas ao escritor Pedro Bandeira; tabelas, dados, estatísticas sobre alunado e vestibular no estado de São Paulo; artigos sobre ensino superior; transcrições de conferências dos professores Antônio Soares Amora, Antônio Cândido, Afrânio Coutinho, Cleonice Berardinelli e Guilherme Cesar; conjunto de livros, revistas e cartões-postais.
Composto, em sua maioria, por um conjunto de pintura a óleo e acrílica em suporte material diverso: tela, chapa de fibra, madeira, papel e papelão. 'O universo pictórico de GF está constituído de representação de paisagens, de experiências com a abstração, das cenas de casarios de comunidades marginalizadas (...) e, tema recorrente em sua produção, de figuras humanas'. O pintor se utiliza de uma variedade de cores e tons, assim como da distorção das formas, das expressões e dos gestos.
O conjunto é composto por manuscritos do titular que registram sua produção literária, discursos, letras de hinos, traduções e trabalhos na área da heráldica. Constam também folhas de anotações, documentos pessoais, agendas, correspondência, partituras, fotografias, desenhos, plantas, recortes de jornais e revistas.
A coleção reúne a documentação adquirida pelo projeto e relacionada a diversos períodos da história brasileira e se configura como um conjunto de textos relativos a processos discursivos relevantes na configuração da 'identidade' nacional em seus aspectos religioso, político, jurídico e linguístico. Grande parte dessa documentação tem sua origem nos Arquivos da Biblioteca Nacional (Reserva) e no Instituto Católico de Paris, bem como alguns dos documentos são provenientes do Colégio Internacional dos Capuchinhos e do Arquivo Secreto do Vaticano, de onde foram coletados textos relativos às missões dos capuchinhos no Brasil, datados dos séculos XVII e XVIII.
Composto por farto material bibliográfico que abrange trabalhos sobre a cultura portuguesa; estudos medievais; estudos sobre as relações entre religião e literatura, com ênfase na espiritualidade cristã, principalmente o romance católico e certa tradição da poesia mística, também merece destaque uma bibliografia sobre o esoterismo e sua presença na obra de Fernando Pessoa; obras e estudos sobre literatura portuguesa; obras e estudos sobre literatura brasileira (romance e poesia; crítica e historiografia); obras e estudos sobre literatura e cultura japonesa; obras e estudos de literatura ocidental (obras traduzidas e originais). Faz parte também do acervo um conjunto de documentos pessoais, fotografias, correspondência (enviadas e recebidas), projetos de pesquisas, relatórios, manuscritos, textos publicados em revistas, vídeos e fita cassetes.
Composto por documentos de ordem pessoal e familiar, destacando-se, entre os últimos, cartas e documentos políticos e de negócios de seu avô materno, Antonio Eulalio; um amplo conjunto de fotografias do titular, familiares e amigos; convites para vernissages, entrega de prêmios e inaugurações; originais manuscritos e datilografados de textos críticos de autoria do titular e de terceiros; anotações de estudo; planos de editoração, de pesquisas e de cursos acadêmicos; correspondências com membros de universidades brasileiras e estrangeiras e, entre outras, sobre publicações de sua autoria e de terceiros; relatórios; documentos administrativos e correspondências relativas às atividades culturais que desenvolveu junta a Secretaria de Cultura de São Paulo e ao Projeto França Brasil; documentos originais cedidos pelos descendentes da Família Imperial; destaca-se ainda um grande número de catálogos de exposições de artes e de leilões, agendas, calendários e slides com reproduções artísticas, assim como, desenhos, gravuras e pinturas de autoria de terceiros.
Os cartões postais japoneses são constituídos em sua maioria por fotografias em preto e branco ou por ilustrações impressas, coloridas posteriormente à mão por meio da aquarela. Combinam assim uma técnica de reprodução mecânica e um trabalho artesanal. São também uma forma de correspondência escrita, ainda que reduzida à poucas frases ou fórmulas sucintas de saudação, compatíveis com o formato.
1934 - 2001 (Predominantemente déc. 1960, 70 e 80)
O fundo é composto por uma vasta documentação, acumulada ao longo dos 44 anos de atividades do titular em diversos órgãos de imprensa, e que compreende correspondência, artigos publicados, livros, revistas, recortes de jornais, relatórios, censos e outras fontes de pesquisa e informação utilizadas pelo jornalista. Inclui ainda, carta de leitores, originais datiloscritos de artigos e de parte do livro 'O Brasil Privatizado I', documentação referente à sua atividade como professor e documentos da esfera de sua vida privada, como correspondência, fotografias, agendas, documentos pessoais e de propriedade entre outros.