Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, consulte a Política de Privacidade da Unicamp no seguinte link: https://privacidade.unicamp.br/escritorio/politica-de-privacidade/
Repositório Digital de Documentos Arquivísticos Permanentes e Sistema Informatizado de Acervos Permanentes da Unicamp
A coleção é formada pelo processo de vida funcional onde podem ser observados: a tese para obtenção de título de Doutora denominada "Contribuição ao Estudo do Espalhamento Brillouin" , os artigos: "Exchange Interactions in the quasi-linear chain antiferromagnet KFeS2", "The Influence of H2O2 on the Crystalline Orientation of Chemically Deposited PbS thin Films", entre outros documentos como relatórios de atividades, Curriculum Vitae que indica a lista de suas publicações científicas, o seu plano de trabalho, etc
A documentação registra a trajetória de Zilco Ribeiro no teatro de revista no Rio de Janeiro e, no final de sua carreira, em São Paulo. Reúne valiosos registros fotográficos nos quais pode-se observar a cenografia, figurinos e a marcação de todo o elenco. O registro musical também é acessível através da coleção de partituras, na sua maioria manuscritas, com notações para instrumentos e vozes. Os textos das esquetes também foram preservados, além de alguns catálogos impressos dos espetáculos, títulos de revistas e coleção de recortes de jornais que versam sobre os espetáculos montados e entrevistas concedidas.
Em geral, são documentos de cunho pessoal, produção científica intelectual, documentos administrativos e especiais, além de uma coleção de aproximadamente 7000 imagens, em grande maioria da Unicamp.
A coleção é composta pelo processo de vida funcional onde podem ser observados documentos que comprovam a sua produção científica, destacando-se os artigos: "Induction of High Amyloglucosidae producing Mutant from Aspergillus awamori", "Characterization of Cell Bound Glucose Isomerase of Streptomyces bikiniensis", "Estudo Comparativo da produção de celulase Fúngica por Fermentação Submersa e por Cultura em Semi-Sólida", entre outros.
A coleção é composta pelo processo de vida funcional e seus anexos denominados comprovantes curriculares, destacando-se as publicações "Algumas Aplicações da Estatística em Tecnologia de Alimentos", "Aplicação da Equação de Henderson em Estudos de Umidade de Equilíbrio em Café, em Côco, Despolpado e Beneficiado", "Avaliação Sensorial de Novos Clones de Mandioca", além de cópias de certificados e programas de cursos.
A coleção é composta pelo processo de vida funcional e seus comprovantes curriculares, destacando-se: o projeto de pesquisa intitulado: "Mecanismos de Política Econômica de 1930 a 1961", o artigo: "A Reprodução Natural de Escravos de Minas Gerais (Século XIXI) Uma hipótese", "Desequilrios Regionales en El Brasil Y Concentration Industrial en São Paulo", entre outros artigos e entrevistas publicados em jornais e revistas.
A coleção é composta pelo depoimento do docente, pelo processo de vida funcional onde podem ser observados alguns roteiros das suas aulas práticas, relatório então do Departamento de Histotologia e Embriologia do Instituto de Morfologia (1963-1964), além do Memorial do titular publicado em 1988 .
O conjunto é composto, em sua grande maioria, pela documentação fotográfica do jornal, além de alguns títulos de periódicos e cartazes. As imagens formam um importante retrato da atuação do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e do panorama político, econômico e sócio cultural nacional e mundial durante a década de 1980.
O conjunto é constituído por textos teatrais, predominantemente comédias e adaptações de romances brasileiros, portugueses e traduzidos, utilizados por companhias de teatro. Alguns textos trazem marginália sobre cenografia, iluminação e características dos personagens. São obras dos estilos em voga na Europa, no início do século XX, como operetas, vaudevilles e burletas.
O conjunto documental é constituído pelo material produzido e acumulado por Verena Stolcke ao longo da pesquisa de campo que desenvolveu, entre os anos de 1973 e 1979, com trabalhadoras eventuais das plantações de café da Fazenda Rio das Pedras, localizada no distrito de Barão Geraldo, em Campinas. A antropóloga acompanhou e registrou as rotinas, relações familiares e condições de trabalho dessas mulheres, de modo que a documentação é composta por fotografias, cadernos de campo, apontamentos, notas de leitura e documentos diversos que permitem acompanhar o desenvolvimento das diferentes etapas da pesquisa, desde a coleta de dados, consulta às fontes, até a sistematização das informações e a construção de hipóteses. O conjunto também agrega alguns documentos de autoria de Armando Boito, assistente de Verena à época. Posteriormente essa pesquisa resultou no livro intitulado “Cafeicultura: homens, mulheres e capital (1850-1980)”.