Tratam-se de propostas para a realização de pesquisas ad hoc, com o objetivo de avaliar os principais hábitos dos consumidores: consumo de produtos, circulação e leitura de jornais e revistas, audiência de rádio, programação e preferências por emissoras de TV, tendências junto ao eleitorado, etc. Apresentam-se sob a forma de cartas encaminhadas pelo IBOPE a clientes diversos (empresas de propagandas, indústrias farmacêutica, laboratórios, lojas de roupa, empresas jornalísticas, etc.). Descrevem o objetivo e a metodologia a ser empregada na pesquisa e algumas apresentam ainda o questionário a ser aplicado.
A série reúne documentos que se referem às reuniões da Coordenadoria de Formação, bem como um relatório sobre a Oficina Quilombola no FSM-RS.
A série reúne documentos independentes entre si, com destaque para o prospecto de divulgação da Tese do MNU no ano de comemoração de seus 30 anos. O conjunto traz ainda um documento com a proposta de perfil para a Coordenadoria de Relações Internacionais; proposta de agenda de evento internacional e convocatória para Ato Continental pela retirada imediata das tropas da ONU do Haiti.
A série reúne documentos da Coordenadoria de Finanças, tal como o Projeto Financeiro para o Congresso Nacional Extraordinário de Belo Horizonte/MG; carta enviada ao reitor da USP – Prof. Dr. Jacques Marcovitch e ao Prof. Dr. Marcelo Marcondes em defesa dos dirigentes sindicais que sofreram abuso de poder em suas unidades de trabalho.
A série é constituída por apenas três documentos, o Plano de Trabalho para o período de 1993 a 1995, elaborado pela Coordenadoria Nacional de Imprensa e Comunicação e contendo as seguintes propostas para o MNU: o recadastramento nacional dos filiados, a publicação do Jornal Nacional do MNU, a criação de um Fanzine, de um website e de um boletim eletrônico, entre outras propostas. Por fim, traz uma comunicação interna da Coordenadoria Nacional de Finanças informando sobre a cobrança mensal da taxa de contribuição para o MNU.
A série reúne documentos das Assembleias da Coordenadoria Estadual do MNU – SP; de reuniões da Coordenadoria e também recibo de registro de Ata em cartório. Destaca-se no conjunto a Ata da reunião realizada em 25/01/1987 do Grupo de Trabalho de Franca, na qual esteve presente Milton Barbosa.
A série reúne convites em formato de carta que se referem aos eventos promovidos pelo MNU, tal como a comemoração dos 25 Anos do Movimento; Participação no I Encontro do Negro das Regiões Sul-Sudeste; lançamento do Comitê Popular de Questionamento ao Centenário da Abolição; participação no CIMARRON – Movimento Nacional pelos Direitos Humanos da
Comunidade Negra da Colômbia; comemoração dos 330 Anos de Zumbi, junto com a realização do XI Congresso Nacional; convite para o evento em homenagem ao cantor Paulinho da Viola e convite destinado a Milton Barbosa para participar como membro efetivo das reuniões da Comissão Municipal de Direitos Humanos, além do convite para participar da oficina “Novas estratégias para a Ampliação da Democracia”.
A série “Convocatória” tem grande abrangência na história do MNU e traça um vasto panorama das ações do Movimento, concretizada nos inúmeros atos conclamados à sua militância, como o ato contra o racismo e, principalmente, contra o nazismo infiltrado nas universidades; pela criação da Marcha Zumbi dos Palmares; debates sobre as questões raciais; pelo fim
da impunidade policial; pela campanha “Mano não morra, não mate”; Projeto Juventude; campanha Brasil Outros 500; pela retomada do MNU; pelo Tribunal Popular – O Estado Brasileiro no Banco dos Réus; pela libertação de Mumia Abu-Jamal e pela campanha “Reaja à Violência Racial”. Dentre as convocações internas do MNU, predominam as participações em reuniões e
assembléias estaduais, tal como a convocatória para avaliar o XII Congresso Nacional, em Campinas. Somase às convocatórias estaduais a convocatória nacional para o Ato MNU – 25 Anos de Luta, realizado em 2003 e organizado pelo GT Baobá, de Campinas, e ainda a convocatória para a Plenária Regional e da Assembleia Municipal de São Paulo.
Os manifestos que compõem a série são provenientes da Coordenadoria Estadual do MNU – SP, mas também de uma parceria do MNU com outras entidades ligadas ao Movimento Negro. Os diversos temas abordados são: o dia 13 de maio como o Dia Nacional contra o Racismo; o malufismo em São Paulo; contra os skinheads; contra a violência policial; contra as torturas na FEBEM; pela Marcha Zumbi + 10; manifesto de repúdio à posição da DRT-SP frente à 3º. Conferência Estadual de Saúde de São Paulo e, por fim, manifesto por educação na periferia.
A série reúne documentos de divulgação política, econômica, social e cultural. Os documentos anunciam eventos, como: comemoração dos 21 anos do MNU e dos 25 Anos; homenagem ao cantor Paulinho da Viola; lançamento do Boletim do Instituto de Saúde; Festa da Raça; eleições 1994 e, por fim, a homenagem pelos 20 anos da morte de Steve Biko. Destaca-se no conjunto o prospecto de divulgação das ações do GT Balogun, de São Bernardo do Campo, GT Posse Hausa – São Bernardo do Campo e GT Comunicação Odacir de Matos – São Paulo.