IBOPE Opinião

Área de identidad

Tipo de entidad

Forma autorizada del nombre

IBOPE Opinião

Forma(s) paralela(s) de nombre

    Forma(s) normalizada del nombre, de acuerdo a otras reglas

      Otra(s) forma(s) de nombre

        Identificadores para instituciones

        Área de descripción

        Fechas de existencia

        Historia

        O IBOPE Opinião, até meados de 2007 quando juntamente com outras 3 empresas passou a integrar a IBOPE Inteligência, tinha como missão elaborar pesquisas de opinião, estudos e prognósticos de investigação para retratar atitudes e opiniões dos brasileiros, mediante uma grande diversidade de temas sociais, políticos e governamentais. Além de meios de comunicação e estrategistas de campanhas eleitorais, muitos outros órgãos e instituições contratavam a empresa para trabalhos exclusivos: entidades de classe, administrações públicas (prefeituras, governos, secretarias, ministérios), gestores de serviços públicos, ONGs e empresas dos mais variados ramos. Para a realização desse tipo de estudo, valia-se de pesquisas quantitativas, qualitativas, e diversos meios de coletas de dados (entrevistas pessoais, telefônicas, pela Internet, pelo correio) abordando os seguintes temas, técnicas e metodologia: 1) Intenção de voto – pesquisa geralmente realizada em prazos bastante curtos, mede fatores como rejeição, potencial de voto, influência de apoios, problemas da região, etc. 2) Pesquisa de estratégia política - instrumento para campanhas políticas, com aplicação de questionários elaborados sob medida para cada cliente, possibilita aferir o potencial inicial da candidatura, definir alianças, estruturar propostas e discursos do candidato, auxiliando na construção da sua imagem. 3) Satisfação com serviços públicos -pesquisa que afere a satisfação com programas e serviços, procurando soluções de melhoria e contribuindo para a continuidade do projeto político e a consolidação da boa imagem do administrador. Tal avaliação é realizada em setores como: unidades de saúde, educação, transporte coletivo, atendimento ao cidadão, programas sociais, etc. , resultando numa análise que gera o Índice Geral de Satisfação. 4) Avaliação de administrações públicas - estudo para que os gestores públicos possam conhecer as expectativas da população e definir estratégias administrativas e de comunicação. Alguns exemplos de trabalhos nessa área: a) Pesquisa de Monitoramento - levantamento de opiniões sobre a atuação do governo, realizada junto aos diversos segmentos sociais. b) Pesquisa Estratégica - oferece subsídios para qualificar planejamentos e proporcionar segurança na execução de novos projetos. c) Pesquisa Relâmpago - planejadas e executadas para fornecer resultados objetivos em poucas horas, quando alguma medida precisa ser tomada frente a algum fato novo e de grande impacto social. 5) Pesquisa de consumo e mercado - avalia a receptividade e aceitabilidade de produtos de consumo, assim como novos empreendimentos. As pesquisas são realizadas com amostras da população pesquisada e detalhamento por regiões, padrão da área e por outros critérios de interesse do cliente, que participa da estruturação do trabalho definindo prioridades ou enfoques (público-alvo, amostragem, praças e mercados pesquisados, entre outros).

        Lugares

        Estatuto jurídico

        Funciones, ocupaciones y actividades

        Mandatos/fuentes de autoridad

        Estructura/genealogía interna

        Contexto general

        Área de relaciones

        Área de puntos de acceso

        Puntos de acceso por materia

        Puntos de acceso por lugar

        Occupations

        Área de control

        Identificador de registro de autoridad

        Identificador de la institución

        Reglas y/o convenciones usadas

        Estado de elaboración

        Nivel de detalle

        Fechas de creación, revisión o eliminación

        Idioma(s)

          Escritura(s)

            Fuentes

            Notas de mantención