Área de identificação
Identificador
Forma autorizada do nome
Forma(s) paralela(s) de nome
Outra(s) forma(s) de nome
Tipo
Universidade
Pública
Área de contato
Tipo
Endereço
Rua
Localidade
Região
Nome do país
CEP
Telefone
Fax
Nota
Área de descrição
Histórico
O Centro de Documentação foi criado em 1984 como um espaço que apresentasse condições apropriadas para a organização e conservação de materiais produzidos em pesquisas realizadas pelos docentes do Instituto de Estudos da Linguagem – IEL.
Em 1988, com o falecimento do professor dessa instituição, Alexandre Eulalio, o Centro passou então a se chamar Centro de Documentação Cultural “Alexandre Eulalio” - CEDAE.
O intelectual legou ao Centro de Documentação seu arquivo pessoal, num total de mais de 8000 documentos, atestando uma atividade crítica e cultural das mais importantes no Brasil; seus documentos, somados aos de Oswald de Andrade, constituem a origem do acervo.
Desde sua criação, porém, o CEDAE propôs-se a constituir, mais do que uma instituição de guarda e preservação documental, um centro de fomento às atividades de estudo e de pesquisa entre professores, estudantes e pesquisadores em geral.
Assim, ao longo dos anos, o Centro incorporou importantes conjuntos documentais que fazem dele hoje uma referência arquivística para as pesquisas literárias e linguísticas, além de evidenciarem sua vocação interdisciplinar, atendendo a interesses de pesquisa que vão da sociologia da cultura à neurolinguística, passando pela literatura, pela antropologia e pela linguística histórica.
Hoje, o Centro conta com um expressivo conjunto de fundos pessoais de escritores, artistas e intelectuais, de fundos institucionais relativos às principais associações linguísticas brasileiras e latino-americanas e de coleções documentais atinentes a temas ligados à literatura e à linguística brasileiras.
Contexto cultural e geográfico
Mandatos/Fontes de autoridade
A coordenador do CEDAE é designado pela direção do Instituto de Estudos da Linguagem, assim como os representantes dos três departamentos do Instituto que compõem a Comissão do Centro, para um mandato de dois anos, podendo ser renovado por igual período.
Estrutura administrativa
O CEDAE é vinculado ao Instituto de Estudos da Linguagem, IEL, da Unicamp. Sua estrutura administrativa é constituída por uma Coordenação, exercida por um docente do IEL, por uma Comissão formada por um presidente, três docentes (um de cada departamento do IEL), um estudante do IEL e a diretora do Centro. Esta estrutura também é composta por uma Diretoria Técnica e as Áreas de: Atendimento, Conservação, Reprografia e Processamento Técnico (com um supervisão técnica).
Políticas de captura e gestão de documentos
Prédios
O CEDAE está localizado no piso térreo do Bloco VII do Instituto de Estudos da Linguagem, em uma área de 400 m², que é destinada às atividades de processamento arquivístico, de conservação, de consulta, de atendimento ao público, de microfilmagem e digitalização, de administração e de guarda de documentos.
Acervo
Constituído por coleções e fundos privados, institucionais ou originários de projetos desenvolvidos por docentes do IEL, o acervo do CEDAE é composto por 68 conjuntos documentais que evidenciam sua vocação interdisciplinar, atendendo a interesses de pesquisa que abrangem a literatura e a linguística brasileiras e vão da sociologia da cultura à neurolingüística, passando pela antropologia, pela arquitetura, artes plásticas, teatro, cinema, história do Brasil etc.
Instrumentos de pesquisa, guias e publicações
Para a consulta ao acervo o CEDAE disponibiliza, nas salas de consulta, inventários, índices, catálogos e listagens, além de acesso online às bases de dados do Centro.
Área de acesso
Horário de funcionamento
Horário de atendimento ao público, de 2ª à 6ª feira, manhã (9h às 12h30), tarde (14h às 17h30) e a noite (19h30 às 22h). A solicitação de documentos, no entanto, poderá ser realizada até às 21h30. Nos meses de janeiro, julho e dezembro pode haver alteração do horário. Consulte a Área de Atendimento sobre mudança no horário de funcionamento (http://www3.iel.unicamp.br/cedae/cedae.php?view=area_atd).
Condição de acesso e uso
A consulta ao acervo do CEDAE é pública e o acesso aos documentos é franqueado mediante cuidados e garantias que visam essencialmente à sua preservação.
Acessibilidade
A sala de consulta está localizada no piso térreo do edifício. No entanto, para o acesso aos banheiros é necessário o uso de escada.
Área de serviços
Serviços de pesquisa
Por meio do canal de comunicação, “Fale Conosco”, a Área de Atendimento presta informações sobre os documentos, fundos e coleções sob a guarda do CEDAE.
Serviços de reprodução
O serviço de reprodução fornece a reprodução de documentos que estejam em domínio público ou daqueles que, embora protegidos pela Lei de Direito Autoral (Lei 9610/98), tenham autorização expressa de reprodução por seus autores/titulares/herdeiros. As formas de reprodução são: microfilme, cópia digital, gravação sonora, filmagem. Fotocópias não são permitidas, por motivos de conservação do suporte original.
Áreas públicas
Os espaços de consulta são constituídos de duas salas: a de consulta geral, onde é realizada a pesquisa de documentos em papel, fotografias e microformas e a sala de consulta de documentos sonoros e audiovisuais. Nelas, o usuário dispõe de: Instrumentos de pesquisa, biblioteca de referência, equipamentos de informática, leitoras digitalizadoras de microformas, aparelho de televisão, home-theater, wi-fi, lupas, luvas, fones de ouvido e máscaras.
Área de controle
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
ISDIAH: Norma internacional para descrição de Instituições com acervo arquivístico. Conselho Internacional de Arquivos; tradução de Vitor Manoel Marques da Fonseca. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2009. 88p.
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão e eliminação
06 maio de 2019 (revisão)
Idioma(s)
português
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO CULTURAL ALEXANDRE EULALIO. Guia geral e descrição sumária. Campinas: Unicamp, 1990. 34 p.
www3.iel.unicamp.br/cedae/
Notas de manutenção
Última atualização 06/05/2019 - Estefane Garcia
Pontos de acesso
Pontos de acesso
- Arquitetura (Thematic area)
- Artes e Cultura (Thematic area)
- Artes Plásticas (Thematic area)
- Ciências Sociais (Thematic area)
- Cinema (Thematic area)
- Educação (Thematic area)
- Fotografia (Thematic area)
- História (Thematic area)
- Jornalismo (Thematic area)
- Literatura brasileira (Thematic area)
- Linguística brasileira (Thematic area)
- Línguas Indígenas (Thematic area)
- Teatro (Thematic area)
- Filosofia (Thematic area)
- Televisão (Thematic area)
