Pesquisas de opinião encomendadas pela Petrobrás, que visam sobretudo a análise da imagem da empresa e as quais propagam-se para temas variados. Encontram-se pesquisas para aferir o prestígio da Petrobrás junto à população, relatórios com levantamentos de subsídios para planejamento de comunicação social e avaliações sobre propagandas, produtos oferecidos e patrocínios efetuadas pela empresa, bem como o reconhecimento da marca BR. Há também relatórios com levantamentos de opinião da população sobre postos de abastecimento (em particular os da Petrobrás), sobre o preço da gasolina e as razões que justificam os aumentos, sobre o monopólio da Petrobrás no ramo petrolífero e até pesquisas sobre greves de petroleiros e ações da empresa em relação à preservação ambiental.
As pesquisas foram realizadas nas seguintes cidades e regiões, entre outras: Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e adjacências, Brasília, Manaus, Natal, Rio de Janeiro.
Pesquisas de opinião encomendadas pela International Business Machines Corporation (IBM), visando sobretudo a análise da imagem da empresa, mas que propagam-se para temas variados. Encontram-se, por exemplo, pesquisas para avaliar a credibilidade dos anúncios, a satisfação dos usuários e clientes, a posse de máquinas de escrever e satisfação com equipamentos de processamento de dados, a motivação dos funcionários, a utilidade do catálogo de programas de aplicativos etc.
Abrangem as seguintes cidades e regiões: Americana, Aracaju, Bauru, Belém, Belo Horizonte, Blumenau, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Franca, Goiânia, São Paulo, Itú, João Pessoa, Joinvile, Juiz de Fora, Jundiaí, Londrina, Manaus, Maringá, Mogi-Guaçu, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, Santos, São Carlos, São José dos Campos, São Luís, São Paulo, Sorocaba, Sumaré, Teresina, Uberlândia e Vitória.
A diversidade do material é grande e as pesquisas apresentam, em sua maioria, a opinião de um público específico. Agrega os mais variados tipos e temas de pesquisas ad hoc (encomendadas para atender às necessidades dos clientes): políticas, imagem de pessoas e empresas, consumo, estudo de mercado e viabilidade de investimento empresarial, entretenimento, comportamento, comportamento da grande imprensa frente aos acontecimentos, além de preferência de música, leitura e audiência diferenciadas.
A série denominada Pesquisas Especiais (PE) contém pesquisas encadernadas procedentes da primeira remessa enviada ao AEL em 1989 e relatórios de pesquisas soltos, que chegaram em 1999.
O segundo lote de pesquisas de opinião, enviado pelo IBOPE em 1999, distinguia as pesquisas de investigação política, que formou a série Assuntos Políticos Administrativos (APA) e permitiu também a definição de séries mais específicas, conforme se pode observar no arranjo do grupo documental.
Relatórios de pesquisas sobre preferências musicais, cuja maioria visa levantar junto ao universo em estudo opiniões relacionadas à preferência de música, que são apresentadas em lista que compõe a pesquisa. Há também pesquisas de mercado sobre estilo musical, sobre as músicas mais tocadas nas rádios (AM e FM) e TV, preferência de cantores e conjuntos e uma pesquisa de interesse pelo frevo e seus intérpretes.
Abrangem as seguintes cidades e adjacências: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo.