Composto por farto material bibliográfico que abrange trabalhos sobre a Cultura Portuguesa; Estudos Medievais; estudos sobre as relações entre religião e literatura, com ênfase na espiritualidade cristã, principalmente o romance católico e certa tradição da poesia mística. Também merece destaque: uma bibliografia sobre o esoterismo e sua presença na obra de Fernando Pessoa; obras e estudos sobre Literatura Portuguesa; obras e estudos sobre Literatura Brasileira (romance e poesia; crítica e historiografia); obras e estudos sobre Literatura e Cultura Japonesa; obras e estudos de Literatura Ocidental (obras traduzidas e originais). Faz parte também do acervo um conjunto de documentos pessoais, fotografias, correspondência (enviadas e recebidas), projetos de pesquisas, relatórios, manuscritos, textos publicados em revistas, vídeos e fita cassetes.
Sin títuloO conjunto é composto por manuscritos do titular que registram sua produção literária, discursos, letras de hinos, traduções e trabalhos na área da heráldica. Constam também folhas de anotações, documentos pessoais, agendas, correspondência, partituras, fotografias, desenhos, plantas, recortes de jornais e revistas.
Sin títuloO Fundo é constituído por: atas; contratos de prestação de serviços; convocações; correspondências; currículos; declarações; estatutos; fichas de inscrição; listas de associados; fotos; moções de apoio e repúdio; relatórios científicos e financeiros; balancetes; livros contábeis anuais; recibos e notas fiscais; recortes de jornais; textos apresentados por seus associados em reuniões científicas; objetos tridimensionais; cartazes e publicações periódicas relacionadas com a história da Linguística nacional.
Sin títuloA documentação é resultante das atividades desenvolvidas por Ingedore Grünfeld Villaça Koch ao longo de sua trajetória pessoal e acadêmica, especialmente relacionadas às áreas da pesquisa e do ensino universitário, incluindo orientações em níveis de Mestrado e Doutorado. Destacam-se os originais e cópias de textos escritos pela titular e reproduções de textos escritos por terceiros, especialmente relacionados à área da Linguística. Também são encontradas: gravações audiovisuais relacionadas a sua área de atuação acadêmica; anotações e planos de aula; certificados; correspondências; recortes de jornais e revistas; e objetos tridimensionais relacionados às condecorações recebidas. Consta ainda a biblioteca pessoal da titular, cujos títulos recobrem a grande área dos estudos da linguagem.
Sin títuloO arquivo é constituído por originais manuscritos e datiloscritos de livros do titular, seus discursos, artigos e estudos. O conjunto de correspondências é composto por cartas, bilhetes e telegramas trocados com familiares, escritores (Jorge Amado, João Cabral de Melo Neto, Aurélio Buarque de Holanda, Monteiro Lobato, Carlos Drummond de Andrade, João Guimarães Rosa, Cora Coralina, Antonio Houaiss etc.), editoras e políticos, sobre sua vida pessoal, temas ligados à literatura brasileira, ao regionalismo, dialeto caipira, história e geografia de Goiás.
Sin títuloO fundo é composto por documentos produzidos pelo titular no exercício de suas atividades, sobretudo como professor e crítico literário.
Dentre os documentos que se referem à atuação de João Luiz Lafetá na Unicamp e na USP, verificam-se ementas de cursos, planos de aulas, bibliografias, listas de presença, dissertações, teses, arguições etc. Sobressai neste conjunto a documentação que atesta sua participação na criação do Instituto de Estudos da Linguagem, em especial do Departamento de Teoria Literária.
A documentação relacionada às demais atividades de Lafetá inclui os diversos estudos sobre literatura brasileira, entre os quais se destacam aqueles sobre a obra crítica e poética de Mário de Andrade, os ensaios sobre a poesia de Ferreira Gullar, sobre os romances de Graciliano Ramos e sobre os contos de Rubem Fonseca e Autran Dourado, além de Carlos Drummond de Andrade e Cyro dos Anjos. Observa-se, ainda, o diálogo mantido ao longo de anos não só com Antonio Candido, orientador de seu mestrado e doutorado, mas com Alfredo Bosi, José Miguel Wisnik, Ligia Chiappini, Roberto Schwarz, Modesto Carone, Antonio Arnoni Prado, Davi Arrigucci Jr., Alcides Villaça e que se encontra registrado em cartas, em versões de artigos acadêmicos, em cópias de textos compartilhados, dentre outros.
Os documentos relacionados à sua vida pessoal se limitam ao registro de algumas poucas fotografias, discos e documentos identitários.
A biblioteca do titular é composta por cerca de 2600 volumes onde se observa uma concentração de títulos relacionados aos aspectos da literatura que abordou em seus estudos e às áreas que se dedicou, como literatura brasileira, crítica, história, sociologia, política, religião, filosofia, estética, cinema, psicanálise, linguística e artes. Grande parte dos volumes possui marginália e grifos de Lafetá.
O conjunto documental é constituído por manuscritos com anotações do titular, sendo alguns inéditos; por cartas trocadas com familiares e escritores, onde destacam-se os correspondentes Monteiro Lobato e Waldomiro Silveira; por livros de autoria de Edgard Cavalheiro, contemplando também os traduzidos pelo titular, além daqueles de autores nacionais cujas publicações datam das décadas de 40 e 50 do século XX, contendo algumas obras raras; cadernos da Companhia do Petróleo do Brasil que pertenceram a Monteiro Lobato e diversos Cadernos Manuscritos de Edgard Cavalheiro; e Cadernos de Recortes de jornais sobre artes, especialmente Literatura e Música.
Sin títuloA documentação é resultante das atividades desenvolvidas por Lucy Seki ao longo de sua trajetória pessoal e acadêmica, especialmente relacionadas às áreas da docência, orientação, pesquisa e escrita científica. São encontradas também anotações, transcrições e descrições realizadas em seus trabalhos de campo com comunidades indígenas, além de documentos associados à organização de projetos para a formação de professores indígenas, e sua biblioteca pessoal, composta majoritariamente por publicações da área de Linguística.
Sin títuloComposto majoritariamente por artigos de jornais escritos por Menotti Del Picchia e também por artigos sobre a produção literária do titular. Encontram-se, também, artigos sobre premiações, homenagens, atuação política e entrevistas concedidas. Constam ainda cartas, fotos, cartões, manuscritos e material de propaganda eleitoral.
Sin títuloO fundo é composto pelo material de pesquisa do Projeto Português Histórico, coletado pelo titular. Trata-se de cópias de correspondências, processos-crimes, diários de viagem, documentos náuticos, decretos e outros documentos. Inclui, ainda, material administrativo e de pesquisa referente ao Grupo de Sintaxe do Projeto de Gramática do Português Falado, além de correspondência e relatórios acadêmicos. Encontram-se também o corpus linguístico do projeto "Produtividade e/ou Criatividade: Um estudo da linguagem cotidiana da zona rural em situação de contato", composto por dois volumes de entrevistas transcritas, material fonográfico contendo as entrevistas e o livro publicado com o resultado da pesquisa.
Sin título