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Repositório Digital de Documentos Arquivísticos Permanentes e Sistema Informatizado de Acervos Permanentes da Unicamp
Entre os documentos destacam-se os que testemunham as atividades do titular junto ao Ministério das Relações Exteriores, ao Governo Provisório (1934) e à Presidência da República; há um conjunto de correspondências recebidas e enviadas, assim como algumas trocadas entre terceiros; entre as enviadas, a maioria são cartas e cartões-postais para Leilah Accioly; destacam-se também um conjunto de manuscritos que envolvem a produção intelectual do titular, abrangendo sua produção literária (poemas e ensaios críticos) e política (ensaios); constam também textos de terceiros, alguns deles sobre o titular; além de um conjunto de recortes de jornais sobre o acidente sofrido pelo titular, o período de internação e o de sua morte, além de artigos do titular e de terceiros, sobre literatura e sobre política.
Composto por manuscritos do titular, em sua maioria, resenhas e artigos; por revistas especializadas e livros; material de cursos; pareceres diversos; textos de terceiros; cartas recebidas e enviadas, além de manuais, cadernos, revistas de prova e relatórios relacionados a vestibulares.
Composto por um conjunto de livros, revistas, catálogos, folders e recortes de jornais com artigos de autoria da titular e de terceiros; constam também versões manuscritas destes artigos, correspondências enviadas e recebidas pela titular, relatórios, atas, estatutos, projetos, convites, currículos da titular e de terceiros, fotografias, fitas de vídeo e cassete, slides e trabalhos artísticos de terceiros.
Contém documentação gerada pelos seminários e grupos de trabalho organizados pelo projeto sobre fonética e fonologia, morfologia, sintaxe, sociolinguística, psicolinguística, ensino do português no Brasil e aquisição da linguagem, entre outros assuntos relacionados à linguística. Podem ser encontrados livros; periódicos; recortes; folhetos; manuscritos/datiloscritos, cartas; fotografias; cartões; material cartográfico, artigos e relatórios entre os tipos documentais.
A coleção reúne a documentação adquirida pelo projeto e relacionada a diversos períodos da história brasileira e se configura como um conjunto de textos relativos a processos discursivos relevantes na configuração da 'identidade' nacional em seus aspectos religioso, político, jurídico e linguístico. Grande parte dessa documentação tem sua origem nos Arquivos da Biblioteca Nacional (Reserva) e no Instituto Católico de Paris, bem como alguns dos documentos são provenientes do Colégio Internacional dos Capuchinhos e do Arquivo Secreto do Vaticano, de onde foram coletados textos relativos às missões dos capuchinhos no Brasil, datados dos séculos XVII e XVIII.
O material corresponde ao resultado da pesquisa lexical feita com um grupo de 763 alunos, sendo 24 alunos de cada uma das últimas série do lº Grau, entre 10 e 16 anos, que responderam a dois questionários: o primeiro relativo à identificação de nível sociocultural para classificação dos alunos e o segundo, denominado 'listas de frequência', elaborado com o propósito de induzir os alunos a registrarem as palavras de seu conhecimento em torno de determinados centros de interesse, constituindo os chamados 'vocabulários específicos'. Incluem ainda, relatórios de pesquisa, formulários de solicitação de recursos à FAPESP, correspondência e material administrativo relativo à execução do projeto.
O material recolhido junto a informantes da cidade de São Paulo são 340 horas de gravação abrangendo 407 inquéritos, bem como amostras provenientes das demais cidades pesquisadas, além dos documentos administrativos que resultaram das comunicações entre os vários coordenadores e a FAPESP (órgão financiador do projeto).
Coleção composta por gravações de áudio e de videoteipe com doze crianças, classe média, filhas de pais universitários, com faixa etária entre 0 e 5 anos de idade, em seu contexto natural. As gravações registram o processo de aquisição da linguagem oral por crianças.
A coleção é constituída por documentos referentes à dissertação da doadora, como projetos, formulários, correspondência, ensaios e de materiais colhidos ao longo de sua pesquisa, como recortes de jornais e revistas, artigos de livros, verbetes de dicionários e enciclopédias, livros e teses, textos eletrônicos (impressos da internet) e outros.