Tratam-se de propostas para a realização de pesquisas ad hoc, com o objetivo de avaliar os principais hábitos dos consumidores: consumo de produtos, circulação e leitura de jornais e revistas, audiência de rádio, programação e preferências por emissoras de TV, tendências junto ao eleitorado, etc. Apresentam-se sob a forma de cartas encaminhadas pelo IBOPE a clientes diversos (empresas de propagandas, indústrias farmacêutica, laboratórios, lojas de roupa, empresas jornalísticas, etc.). Descrevem o objetivo e a metodologia a ser empregada na pesquisa e algumas apresentam ainda o questionário a ser aplicado.
Relatórios de pesquisas semanais, com médias mensais de venda de discos nas categorias compacto simples, compacto duplo e long-playing. Trazem a relação das lojas pesquisadas e os resultados explicitam o título do disco, intérprete e gravadora.
Abrangem as seguintes cidades: Recife (volumes: 016, 018, 024, 029, 034), Recife/Belém/Manaus (volume: 021), Rio de Janeiro (volumes: 003, 005, 007, 009, 011, 013, 015, 019, 022, 025, 026, 030, 031, 035, 036), São Paulo (16 volumes: 001, 002, 004, 006, 008, 010, 012, 014, 017, 020, 023, 027, 028, 032, 033 e 037).
Relatórios de pesquisas de índices de audiência de televisão em amostra representativa dos domicílios com televisão. As pesquisas são realizadas através do método flagrante domiciliar, durante 30, 14 ou 7 dias consecutivos, no período diário de 12.00 às 22.00 horas e/ou método retrospectivo domiciliar de 22.00 às 24.00 horas.
A qualificação de audiência dá-se por 15, 30, 60 e/ou 120 e/ou 180 e/ou 240 e/ou 360 e/ou 720 minutos.
Os resultados são apresentados em quadros de dados com variáveis estratificadas em sexo, idade, grau de instrução e categorias socioeconômicas, considerando-se períodos, emissoras e dias da semana.
Traz ainda os relatórios:
Situação geral de audiência com o total de todos os dias da semana por períodos; Situação de audiência por intervalo de 15 ou 30 minutos por dia da semana.
Relatórios de pesquisas, intitulados Pesquisa Nacional Diária de Assistência de Televisão, para aferir audiência diária entre 17.00 e 24.00 horas, a cada 30 minutos nas seguintes localidades: Grande São Paulo, Grande Rio de Janeiro, Grande Porto Alegre, Grande Recife, Grande Salvador e Grande Belo Horizonte.
Os documentos reunidos na série “Boletim”, referem-se ao “Árvore das Palavras”, publicação criada por um grupo de estudantes da USP que, no final dos anos 1970, discutia sobre a questão racial no espaço universitário, do qual Milton Barbosa fez parte como estudante de economia da USP.
A série reúne certificados de participação em eventos, tal como a palestra proferida por Milton Barbosa no Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, bem como sua participação, como ouvinte, nos seguintes eventos: “Seminário Internacional de Políticas Afirmativas”; “XXI Encontro Ibero-Americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes” e o “I Encontro Nacional dos Conselhos da Comunidade”.
Os currículos da série refletem a trajetória de Milton Barbosa desde suas primeiras ocupações profissionais, tal como o trabalho na Cia. do Metropolitano de São Paulo, entre 1975 e 1979; sua formação escolar técnica no curso de datilografia, realizado em 1966 e, por fim, suas atividades sociais e políticas.
A série é composta pelos seguintes documentos: plano de aula, apontamentos relativos à situação escolar de alunos e pelo prospecto de divulgação do curso.
As cartilhas trazem orientações sobre as políticas sociais e de assistência no Brasil. Alertam para as questões da discriminação racial, a exploração do trabalhador, o desemprego e a violência policial.
A série reúne documentos destinados ao convite de militantes petistas para a participação em eventos promovidos pelos deputados do partido e também pela Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, referentes à questão racial. Os eventos são: “Fórum Social Mundial”, “VIII Encontro Estadual do Conselho do Mandato do Deputado Federal Vicentinho”, “II Encontro Nacional do Diálogo Petista” e “Reunião com Membros da OEA”.