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Repositório Digital de Documentos Arquivísticos Permanentes e Sistema Informatizado de Acervos Permanentes da Unicamp
A documentação registra a trajetória de Zilco Ribeiro no teatro de revista no Rio de Janeiro e, no final de sua carreira, em São Paulo. Reúne valiosos registros fotográficos nos quais pode-se observar a cenografia, figurinos e a marcação de todo o elenco. O registro musical também é acessível através da coleção de partituras, na sua maioria manuscritas, com notações para instrumentos e vozes. Os textos das esquetes também foram preservados, além de alguns catálogos impressos dos espetáculos, títulos de revistas e coleção de recortes de jornais que versam sobre os espetáculos montados e entrevistas concedidas.
Em geral, são documentos de cunho pessoal, produção científica intelectual, documentos administrativos e especiais, além de uma coleção de aproximadamente 7000 imagens, em grande maioria da Unicamp.
O conjunto é composto, em sua grande maioria, pela documentação fotográfica do jornal, além de alguns títulos de periódicos e cartazes. As imagens formam um importante retrato da atuação do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e do panorama político, econômico e sócio cultural nacional e mundial durante a década de 1980.
O conjunto é composto por correspondência, cartazes, programas, diplomas, artigos de jornais e outros documentos relacionados à trajetória artística e vida pessoal da atriz. As fotografias (anos 1950 a 1980) trazem anotações no verso, feitas pela família, identificando situações e personagens. Registram peças e companhias teatrais, ensaios de novelas e eventos culturais dos quais a titular participou desde que iniciou sua vida artística até pouco antes de sua morte. Destaca-se a documentação sobre a companhia Os Artistas do Povo, importante para a historiografia do teatro brasileiro, e a documentação de família guardada pela atriz: de seu pai, Olair Lacerda, e da mãe, a anarquista Elvira Boni Lacerda, com fotos dos anos 1930 e 1940, incluindo papéis de associações de mulheres de bairro em que a mãe participava.
A coleção é composta pelo processo de vida funcional e seus anexos formado pelo seu Currículum Vitae, alguns artigos científicos e entrevista com depoimentos.
O conjunto reúne uma pequena porção de documentos relativos às atividades do grupo, tais como correspondência e comunicados enviados aos associados, panfletos, recortes de jornais, textos de outros grupos homossexuais e o boletim “Okzinho”, órgão oficial da Turma Ok. O destaque da documentação encontra-se na raríssima coleção de pequenos jornais voltados ao público homossexual editados entre as décadas de 1960 e 1970, muitos de maneira artesanal: “O Snob” (1963-1969), “Darling” (1968) e “Gente Gay” (1976-1978), editados no Rio de Janeiro com a participação de Agildo Bezerra Guimarães; e outros títulos como “Aliança de Ativistas Homossexuais”, “Cray Press Magazine”, “Foyer”, “La Saison”, “Le Femme”, “Littlle Darling”, “Mammy’s News”, “O Centauro”, “O Grupo”, “O Vic”, “Tiraninho”, entre outros.
Na história do moderno teatro brasileiro, como da própria cultura do país, o desempenho artístico, social e político do Teatro Oficina constituem um dos momentos mais relevantes, sobre o qual esse acervo representa um testemunho inestimável. Os documentos registram a trajetória do grupo e permitem conhecer suas montagens e produções, ao mesmo tempo em que servem como testemunho de momentos importantes da vida político-cultural brasileira. O conjunto reúne documentos administrativos, roteiros, fotografias, escritos diversos, diários de direção, textos de teatro, convites, cartazes, agendas, recortes de jornais, material audiovisual, entre outros.
O arquivo reflete as atividades do trabalho sindical através dos documentos de campanhas salariais, assembleias, eleições, acordos, atas de reuniões, processos trabalhistas (1958-1986) e material utilizado para formação sindical, além dos documentos que mapeiam as relações deste Sindicato com instituições similares e de apoio. Grande parte dos livros da biblioteca é dedicada à jurisprudência trabalhista e à leitura de lazer (literatura nacional e estrangeira). As fotografias do arquivo registram as greves gerais de 1987 e 1988, quando ocorreu a invasão do exército na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Sobre esse episódio, as imagens retratam diversos momentos, tais como a chegada das tropas, enterros dos operários e manifestações de protesto. Registram também, entre outros acontecimentos, a história, inauguração e destruição do Memorial 09 de Novembro, concebido por Oscar Niemeyer em homenagem aos operários mortos.
Sindicato dos Metalúrgicos de Volta Redonda, Barra Mansa e Resende