O conjunto é constituído por documentos textuais, periódicos, correspondência, cartazes, banners, manuscritos, atas, documentação administrativa, fotografias e materiais audiovisuais que ajudam a contar a história de 44 anos de existência de uma publicação importante de intelectuais negros e negras, da história da literatura negra brasileira, de suas articulações nacionais e internacionais, compondo um diálogo com diferentes movimentos negros no Brasil e no exterior.
O conjunto é constituído por documentos textuais, bibliográficos e audiovisuais que registram a trajetória de King Nino Brown na constituição e valorização da cultura Hip-Hop no Brasil. Contém biografias de músicos e grandes líderes do movimento negro; significativa quantidade de títulos publicados pela imprensa alternativa e marginal, como fanzines, bem como literatura de cordel sobre o tema Hip Hop. Destaque para duas obras com dedicatória de Afrika Bambaataa para King Nino Brown.
O acervo é constituído de material audiovisual, fitas, CDs e DVDs, e de documentação textual, livros, fotos, revistas e documentos pessoais da titular, como certificados e produções acadêmicas. Existem ainda objetos tridimensionais, tais como medalhas e objetos pessoais.
O conjunto é constituído por documentos textuais, livros, periódicos, dossiês, relatórios, folhetos, cartazes e documentos administrativos da entidade. O conjunto constituído pelo CIM é um dos principais e mais importantes acervos de documentação da experiência de mulheres organizadas no Brasil, de movimentos feministas de diferentes regiões do país e do exterior. Além da própria história do CIM, encontros e reuniões importantes de mulheres no Brasil, América Latina, Europa, Ásia e África; cartazes, catálogos, livretos, folhetos e produção documental sobre saúde da mulher, direitos reprodutivos; movimentos feministas; campanhas nacionais e internacionais; conferências nacionais e internacionais. Compreende também documentação de outros grupos de mulheres e/ou LGBTs (ex: Madres de Plaza de Mayo, Women of China, SOMOS, GALF, Geledés, Lampião etc.). Os títulos presentes na biblioteca abrangem estudos sobre mulheres, movimentos feministas e gênero, organizados por diferentes assuntos (direitos, literatura, filosofia, estudos de saúde, entre outros); há também material em VHS.
O conjunto é constituído por recortes de jornais, periódicos, livros, documentos pessoais, partituras, fotografias, folders, correspondências, manuscritos, cartazes e folhetos produzidos e reunidos por Estevão Maya-Maya ao longo de sua carreira e militância.
O conjunto é constituído por documentos textuais, documentos pessoais, fotografias, livros, periódicos, cartazes, capas de CDs e discos de vinil, materiais tridimensionais e multimídia produzidos e colecionados pelo titular ao longo de sua vida, tanto profissional quanto pessoal, e em sua participação no Movimento Negro.
Reúne a documentação da rotina acadêmica da associação: contato com agências de fomento, parcerias com associações, universidades e governo federal, documentação sobre a reunião anual, produção de seminários, congressos e encontros, além da produção documental administrativa, tais como correspondência, relatórios, pareceres, projetos e publicações. Traz ainda trabalhos desenvolvidos pela ABA para acompanhar a implementação de projetos junto a várias etnias, a saber: Projeto Carajás, Calha Norte, Polonoroeste, entre outros.
O conjunto reúne documentação proveniente do funcionamento e atividades da Sociedade Cultural e Beneficente 28 de Setembro, tais como estatutos, atas de reuniões, inscrição de novos associados, correspondência, registros fotográficos, recortes de jornais, recibos de pagamentos, notas fiscais, boletins financeiros, entre outros. Também é possível encontrar alguns documentos provenientes de entidades vinculadas à Sociedade, entre as quais, Núcleo de Cultura Afro-Brasileira (Nucab), Escola de Samba 28 de Setembro e MOMUNES – Movimento De Mulheres Negras De Sorocaba.
O fundo Milton Barbosa reúne documentos produzidos e acumulados pelo titular do conjunto a partir do final dos anos 1960 e início de 1970. Conta com um grupo de documentos que se relacionam com a criação do Movimento Negro Unificado (MNU), em 1978, e uns poucos documentos dos anos subseqüentes, incluindo nesse conjunto o 1º. Congresso Nacional do MNU. A documentação ganha mais representatividade a partir de 1993, período em que Milton Barbosa assumiu a Coordenadoria Estadual do MNU – São Paulo, e segue até 2010 quando ocupou o cargo de Coordenador de Relações Internacionais. Paralelamente à documentação produzida pelo MNU, Milton Barbosa acumulou documentos do Movimento Negro como um todo, sobretudo do movimento paulista, com destaque para os 140 documentos jornalísticos que tratam das questões raciais, da ocupação no Haiti, entre outros temas. Sobre sua vida privada os documentos acumulados referem-se, essencialmente, ao âmbito profissional e político-partidário, não incluindo documentos pessoais oficiais e nem de familiares.
Contém projetos de pesquisa desenvolvidos pelo centro e encaminhados às agências de fomento, relatórios, material e resultados de pesquisas, documentação administrativa do próprio centro, trabalhos de conclusão de cursos de graduação de professores que desenvolviam suas atividades no CEMI, recortes de jornais sobre a temática do centro, cartazes, depoimentos, palestras, entrevistas, mini maratonas, eventos e seminários gravados em fitas de vídeo, cassetes, cd-rom etc.