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Descrição arquivística
217 - Piazza Colonna
BR SPAEL EL_CP/00217 · Item
Parte de Edgard Leuenroth

Vista da Praça Colonna em Roma, deve seu nome a coluna de Marco Aurélio com 30 metros de altura, que era encimada pela estátua do mesmo, que foi substituída pela de São Paulo por Sisto V. Ao fundo, o Palácio Wedekind, sede do jornal O Tempo e um dos palácios históricos de Roma.

05 Declarações
BR SPAEL MCJ_ASP_s.05 · Série
Parte de Mário Carvalho de Jesus

Declarações de diversas autoridades sobre greve na Cia Brasileira de Cimento Portland Perus, sobre a integridade de MCJ, empréstimo de dinheiro pelo sindicato e termos de declarações de diretores do sindicato no TRT

[03 Assessoria Sindical]
BR SPAEL MCJ_ATS_ASS · Subgrupo
Parte de Mário Carvalho de Jesus

Documentação sobre assessoria a diversos sindicatos, prestada por Mario Carvalho de Jesus através da Frente Nacional do Trabalho ou de seu escritório, Advocacia Carvalho de Jesus.

Sem título
36 Propostas
BR SPAEL IBOPE_DA_36 · Série
Parte de IBOPE

Tratam-se de propostas para a realização de pesquisas ad hoc, com o objetivo de avaliar os principais hábitos dos consumidores: consumo de produtos, circulação e leitura de jornais e revistas, audiência de rádio, programação e preferências por emissoras de TV, tendências junto ao eleitorado, etc. Apresentam-se sob a forma de cartas encaminhadas pelo IBOPE a clientes diversos (empresas de propagandas, indústrias farmacêutica, laboratórios, lojas de roupa, empresas jornalísticas, etc.). Descrevem o objetivo e a metodologia a ser empregada na pesquisa e algumas apresentam ainda o questionário a ser aplicado.

[01 Pedreira de São Diogo]
BR SPAEL LH_DIR_PSD · Subgrupo
Parte de Leon Hirszman

O longa-metragem Cinco vezes favela, composto pelos episódios Couro de Gato, de Joaquim Pedro, Zé da cachorra, de Miguel Borges, Um favelado, de Marcos Farias, Escola de samba, alegria de viver de Carlos Diegues e por fim, Pedreira de São Diogo, 18 minutos, 35 mm, preto e branco, de Leon Hirszman, foi a primeira produção cinematográfica do Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes - CPC da UNE,realizada em 1962, foi também o primeiro filme de Leon Hirszman. Dentre os documentos que compoêm esse subgrupo, destaque especial para o caderno de continuidade, com anotações realizadas em março de 1962, pelo então continuista Luiz Paulo Pretti, o roteiro técnico e as fotografias deste e de outros episódios que compoêm o longa Cinco vezes favela.

[03 A Falecida]
BR SPAEL LH_DIR_AF · Subgrupo
Parte de Leon Hirszman

Produzido no ano de 1965, ficção, 85 minutos, 35 mm, preto & branco, o primeiro longa-metragem de Leon Hirszman, baseado na peça homônima de Nelson Rodrigues, narra a vida de Zulmira, uma mulher do subúrbio carioca que se vê possuída pela idéia da morte. Vencedor da Gaivota de Prata no I Festival Internacional do Filme no Rio de Janeiro, em 1965, onde esteve representando o Cinema Novo. Foi projetado no Festival Cinematográfico de Veneza, Itália, e na semana cinematográfica organizada pela revista Cahiers du Cinema, em Paris, França. Reúne neste subgrupo, entre outros, folhetos de divulgação de exibição, texto sobre Fernanda Montenegro, redigido por Leon, alguns artigos publicados entre 1965 e 1966 pela imprensa nacional e internacional, fotografias, e um único documento tecnico, a lista de sequências.

Slides de Pesquisa Etnológica
BR SPAEL SPE · Coleção · 1978-1987

Imagens registradas pela professora Vanessa Lea durante uma série de viagens para pesquisa etnológica junto aos índios Mebengorke, do Parque do Xingu, e às suas imediações (incluindo o vilarejo de São José do Xingu), no Mato Grosso, entre 1978 e 1987.
Uma pequena parte suplementar da coleção de slides, referente a 1980, enfoca algumas populações indígenas do Nordeste e do Espírito Santo.
Inclui também algumas imagens da primeira manifestação antinuclear realizada na cidade de Rezende, Rio de Janeiro.

Sem título
Roberto Mange
BR SPAEL RM · Fundo · 1915-1952 (período predominante)

Reúne documentação pessoal de Roberto Mange, suas correspondências e rico material técnico didático utilizado em sua formação e para ministrar aulas. Cadernos técnicos manuscritos, planejamento e relatórios de cargos que ocupou, como o de Diretor do Departamento Regional do SENAI, e comissões das quais participou, tais como Comissão Estadual de Gasogênio, Comissão de Óleo Combustível da FIESP, entre outras. Fotografias, medalhas e condecorações também compõem o fundo.

Sem título
Ataliba Teixeira de Castilho
BR SPSIARQ ATC · Arquivo · 1937 - 2013

Documentos pessoais e que atestam sua formação desde o período escolar até o acadêmico comprovantes de participação em eventos, bancas examinadoras programas de cursos ministrados, publicações científicas e técnicas da área de Lingüística, Filologia, Gramática e História do Português além de correspondências trocadas entre os professores das universidades brasileiras e de outros países, associações e alunos.

Sem título